Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

  • Início
  • Plantão de atend psicológico

Plantão de atendimento psicológico

 

Psicologo para plantao psicologicoO plantão psicológico é entendido como uma nova modalidade de atendimento clínico reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (Freire, 2004). Este tipo de atendimento clínico foi inspirado no walk in clinics, nos Estados Unidos, Canadá e parte da Europa (Mozena, 2009) com o intuito de oferecer um pronto atendimento emergencial, de maneira empática, com tempo limitado, sem agendamento prévio. Torna-se diferente dos modelos tradicionais de psicoterapia devido ao seu caráter focal em urgências psíquicas.

Autores como Rabelo e Santos (2006) citam que alguns modelos tradicionais de psicoterapia clássica, que remontam a uma análise profunda da personalidade, não se adequam para determinados indivíduos que buscam por este tipo de atendimento somente em momentos de crise, retomando, posteriormente, suas atividades cotidianas e, tampouco, possuem recursos financeiros para manter um tratamento.

Neste tipo de atendimento, cabe também ao terapeuta avaliar se será necessário atender tal paciente mais de uma vez consecutiva, sendo assim, havendo a necessidade de algum tipo de encaminhamento ou se apenas uma única sessão será capaz de atender a demanda daquele cliente (Schenferd, 2011), pois o objetivo não é o processo terapêutico. Geralmente, é ofertado nas instituições, escolas, clínicas e hospitais, por exemplo, (Lopes, 2016) no qual haverá profissionais disponíveis que prestarão por este tipo de serviço em um horário fixo preestabelecido.

Salienta-se que todas as pessoas que tiverem interesse em procurar o serviço de plantão psicológico também serão resguardadas dos seus direitos éticos do sigilo profissional (Lopes, 2016) no mesmo molde que o processo terapêutico, pois esta normativa se aplica ao registro do conselho de ética profissional.

É possível que as pessoas pensem no plantão psicológico como:

Atendimento psicológico de emergência

Psicólogo para situações de crise

Atendimento psicológico em poucas sessões

Psicoterapia breve

Psicólogo para urgências

Pronto atendimento psicológico

Luiz Ricardo Vieira Gonzaga Psicólogo CRP: 06/79399

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Freire, P.S.G.L. (2004). Pronto atendimento psicológico em um serviço universitário: compreendendo os processos sob o olhar da Psicologia Analítica. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

Lopes, Patrícia (2016). "Plantão psicológico."; Brasil Escola. Retirado de

http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/plantao-psicologico.htm

Mozena, H.(2009). Plantão psicológico: um estudo fenomenológico em um serviço de assistência judiciária. 169f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade de Campinas, Campinas.

Rabelo, I. S. & Santos, L. M. S. P. (2006). O desafio do Plantão Psicológico para o plantonista. In: C. Ramos; G. G. Silva & S. Souza; (Org). Práticas psicológicas em instituições: Uma reflexão sobre os serviços-escola. (pp. 379-387). São Paulo: Editora Vetor.

Schenferd, J.G.(2011). A prática do plantão psicológico. Retirado de:

https://psicologado.com/atuacao/aconselhamento-psicologico/a-pratica-do-plantao-psicologico.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP