Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Pessoas chatas

Pode ser o colega que chateou todo mundo com seus comentários ou comportamento disfuncional, pode ser o chefe que grita e exige, pode ser aquela funcionária que não fala nada mas olha feio e você tem que manter o contato com ela devido as exigências do cargo, pode ser o cliente que não sabe se portar ao pedir o serviço, pode ser seu próprio irmão que não colabora, etc.

Psicologo para tratar pessoas chatasQuando temos um problema ...

Possibilidades:

- Cair fora do problema.

- Mudar o problema

- Aprender a conviver com o problema

- Manter-se no problema

A saída que costuma não dar bom resultado seria:

- Manter-se no sofrimento, lamentar, espernear, agressão física ou reclamar com todo mundo tornando-se também uma pessoa difícil.

Mas por outro lado:

- Cair fora do problema: às vezes dá para simplesmente sair de cena. A pessoa chata está neste canto da sala, então você vai para o outro, por exemplo.

- Mudar o problema: às vezes você consegue dar umas dicas para que a pessoa mude. Às vezes ela não estava percebendo sua própria inconveniência e até te agradece pela dica. Ou quem sabe você consegue “contaminar” positivamente esta pessoa, dando exemplos de como agir. Por exemplo, a pessoa difícil de seu convívio é alguém que absolutamente se recusa a dar bom dia. Você pode desenvolver um projeto simpático de insistir em seu bom dia, variar o tom de voz e a forma como diz bom dia, até que esta pessoa perceba que você valoriza o bom relacionamento com ela.

- Aprender a conviver com ele: Ok, já que não podemos nos livrar e nem mudar a pessoa problemática em nossas vidas vamos aprender a lidar com elas.

Este item é o mais complexo, pois você pode apender a conviver com a pessoa difícil de várias formas. Você pode simplesmente entender os motivos dele e assim conseguir deixar pra lá cada impropério lançado por esta pessoa. Este é o mais difícil. Mas você ainda pode aprender comportamentos de enfrentamento saudáveis. Você pode aprender a ser assertivo e desenvolver aquele sangue frio, tão bonito quando vemos nos outros, que demonstra total autocontrole.

Para ser assertivo você deve desenvolver prática em se colocar de forma firme, mas educada. Fazer a outra pessoa perceber que o que você tem a dizer é muito importante. Colocar para ela que você não admitirá mais que ele repita este comportamento. O importante aqui é você entender que neste ponto nosso objetivo não é o de mudar o comportamento do outro, mas o de fazer você se sentir bem com você mesmo pois sabe que agiu de forma elegante e não agressiva.

Alguns se irritam mais com o a pessoa difícil

Isso é verdade. Você pode notar, o chato não chateia a todos na mesma proporção. Alguns o acham apenas inoportuno, outros até o consideram muito competente e isso compensa sua chatices. As vezes a pessoa é mais irritante para você porque de alguma forma lembra situações das quais você já foi inundado em suas piores vivencias. Por exemplo, se você levou bronca a cada vez que fez qualquer coisinha errada, se teve pessoas muito exigentes em sua formação você estará estressado em relação à cobranças. Ao se deparar com outra pessoa cobradora reagirá não só a ele, mas reagirá a todas as pessoas e situações de cobrança de sua vida.

Muitas vezes não identificam essas situações sem fazer terapia, pois muitas vezes o assunto é tão desagradável que foi colocado lá no cantinho da mente. Você teve que se proteger e tirar essa proteção pode ser doloroso.

Alguns se tornaram pessoas difíceis

Nem sempre a pessoa é difícil com todo mundo e em todas as situações. Alguns são uns amores em casa mas uns déspotas no trabalho. Alguns são bem legais com os homens mas maltratam todas as mulheres.

O que motiva a alguém ser difícil com uma pessoa ou situação é também sua história de vida. Algumas vivencias podem ter sido fortes demais e fragilizaram a ponto de impedir que esta pessoa tenha relações tranquilas e saudáveis com todo mundo.

Por outro lado também é possível que características de personalidade sejam a raiz do problema, ou seja, mesmo não havendo nenhum causador de danos emocionais esta pessoa tem em sua características que dificultam o bom trato social.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Tipos de pessoas difíceis

O engraçadinho, que não percebe o limite da brincadeira.

O chato que conta estórias tão longas que tiram a paciência de qualquer um.

O cobrador que não aceita nada além da perfeição.

O que só aceita que as coisas sejam feitas na hora e do jeito dele

O que não se incomoda em suas necessidades e só fala de si mesmo.

Consequências para a pessoa difícil

Além das pessoas que sofrem devido as pessoas difíceis eu também penso no sofrimento daquele que não consegue, ou não sabe, ser de outra forma.

Pessoas difíceis podem perdem empregos, amigos, oportunidades de negócios, vendas. Muitas vezes não tem a humildade de perceber que estão perdendo por sua própria responsabilidade.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP