Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Pessimismo

Há situações onde o pessimismo pode ser vantajoso? 

Psicólogo: O otimismo te “empurra” para frente, ou seja, a pessoa otimista costuma ser mais persistente pois tem esperança de que as coisas possam dar certo. É característica do otimista acreditar que uma hora as coisas ficarão bem, e assim seria vantajoso insistir para que estas coisas boas apareçam.Mas a pessoa pessimista pode ter uma noção mais apurada da realidade, ou seja, ele pensa que provavelmente nem tudo dará certo o tempo todo.

As situações onde o pessimismo pode ser vantajoso seriam as quais onde encaixa o pensamento de "melhor prevenir do que remediar", por exemplo: Ao pegar o volante depois de ingerir bebidas alcoolicas. Ao atravessar uma avenida muito movimentada com uma criança no colo. Ou seja, todas as situações de risco real.

Psicologo para tratar pessimismoComo identificar se uma pessoa é pessimista demais e precisa de ajuda?

Psicólogo: Considero a ajuda necessária quando houver indícios deste pessimismo compor um quadro de depressão. O pessimismo intenso pode ser identificado este quando os pensamentos forem muito divergentes da realidade, por exemplo: não aceita convite para festas porque acredita que serão chatas e ele não se divertirá. São casos onde percebemos que a previsão negativa pode estar além das probabilidades do que pode acontecer.

Como a psicologia ajuda pessoas pessimistas?

Psicólogo: Há vários caminhos, a escolha do método psicoterapêutico pode depender tanto do profissional como da origem deste pessimismo, um dos caminhos poderia ser trabalhar os pensamentos disfuncionais e exageradamente pessimistas, ensinando a identificar estas percepções errôneas e troca-las por outras mais sensatas e harmoniosas.

Ser otimista demais pode não ser tão bom?

Psicólogo: O otimista exagerado pode confiar tanto que tudo dará certo que poderá fazer coisas em detrimento de seu próprio equilíbrio, por exemplo, um otimista poderá ajudar a todas as pessoas que lhe pedem oferecendo todo seu dinheiro aos outros, sempre acreditando que quando ele precisar também receberá das pessoas a mesma generosidade, mas quem sabe se isto realmente acontecerá? Poderá sair de casa apenas 10 minutos antes de seus compromissos, crendo que dará tempo, quando deverá atravessar a cidade para chegar ao local combinado, etc.

O pessimismo faz com que as pessoas se cuidem mais?

Psicólogo: O pessimista pode ser mais prevenido. Mas existe algo chamado de “profecia auto realizadora” que diz que quando alguém profetiza algo acabará se comportando de forma a realizar esta profecia. Por exemplo, uma pessoa que diz “jamais passarei neste concurso” poderá ser dedicar menos aos estudos do que uma pessoa que acredita na possibilidade de aprovação.

Não acredito que apenas mentalizar algo possa fazer a coisa acontecer, mas ao mentalizar coisas positivas podemos aumentar a possibilidades de estarmos atentos aos caminhos que nos levarão aquele objetivo e assim nos dedicarmos mais.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Relação do otimismo/pessimismo com a idade?

Psicólogo: Acredito que tenha algo a ver com a experiências de vida, quanto menos informação em relação a tudo que pode dar errado na vida melhores podem ser nossas expectativas – seria o que acontece com os jovens, devido a pouca idade talvez não tenha tempo para perceber todos os problemas possíveis. Com o passar do tempo mais situações vividas e mais problemas enfrentados pode fazer as pessoas pensarem mais nas dificuldades.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP