Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Pensamento automático

Pensamentos automáticos são um fluxo de pensamento que coexiste com um fluxo de pensamento mais manifesto (Beck, 1964). A maior parte do tempo mal estamos cientes destes pensamentos, embora com apenas um pouquinho de treinamento possamos facilmente trazer estes pensamentos à consciencia (Judith S. Beck - Terapia Cognitiva).

Psicologo parra tratar pensamentoExemplo: Ao atravessar a rua você, com certeza, olha para os dois lados, mesmo que esteja em rua de mão única. Isso porque, sem que você perceba, passa automaticamente a idéia que se deve olhar sempre para os dois lados antes de atravessar a rua.

Muitos dos nossos pensamentos automáticos não causam problema algum, muito pelo contrário, precisamos de rapidez de raciocínio, e são os pensamentos automáticos que possibilitam isso. O problema aparece quando esses pensamentos automáticos não correspondem à realidade. Por exemplo, quando em depressão as pessoas costumam ter uma série de pensamentos automáticos negativos e falsos, como por exemplo: “Não adianta sair da cama, nada de bom pode acontecer na minha vida”.

Pensamentos automáticos disfuncionais

Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor.

Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não.

Tipos de pensamento automático:

- Distorcido - Ocorre apesar das evidências em contrário. Ex: "Ela não gosta de mim" (dito isso quando a outra pessoa foi cordial)

- Preciso mas com conclusão distorcida. Ex: "Eu não cumpri o que prometi ao meu filho, portanto sou uma mãe terrível"

- Preciso mas disfuncional. Ex: "Tenho muita ciosa para fazer, levarei o dia todo, ficarei exausta". Mesmo sendo um pensamento correto reduz a concentração e a motivação.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Conclusão:

Seus pensamentos automáticos podem determinar seus comportamentos e sentimentos. Para o objetivo de modificar comportamentos pode-se trabalhar a mudança ou elaboração dos pensamentos automáticos.

Fonte:

Terapia Cognitiva - Judith S. Beck

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP