Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Pedido de casamento

Entrevista cedida para o site Bolsa de Mulher

Psicologo para pedido casamento

- Qual o melhor jeito de responder a um pedido de casamento?

Uma vez que falamos de algo que costuma envolver muita emoção acredito que a melhor forma poderia ser com muito respeito e carinho pela pessoa que fez o pedido. Creio que na maior parte das vezes quem pede a mão de alguém em casamento já sabe a resposta. Pouquíssimos se arriscam a levar um belo "não". Mas, mesmo sabendo que a pessoa que lhe pediu em casamento já sabe que você aceitará devemos levar em consideração que este é um momento especial e normalmente a pessoa se preparou para ele, provavelmente pensou nas palavras que usaria, planejou qual seria ao local e a hora para fazer o pedido e por isso mesmo ele merece e máximo de consideração pelo eu esforço. Portanto, quem recebeu o pedido deve a esta pessoa o máximo de carinho em suas palavras e gestos.

As tímidas podem observar alguns detalhes extras pois é comum que as pessoas tímidas sejam desajeitadas em responder à situações emotivas e acabam respondendo de forma que pareça que estão fazendo “pouco caso” para o pedido – o que pode ser terrível para a pessoa que fez o pedido.

Mesmo que o pedido de casamento seja feito de modo informal, uma frase solta no meio da conversa, algo do tipo “tive pensando que já poderíamos agendar uma data para o casamento” – devemos considerar a possibilidade de este pedido ter sido feito desta forma também por pura timidez e ajudar a pessoa a tornar este momento especial com uma resposta mais calorosa.

- Como o sistema emocional da mulher funciona nessa hora?

Psicóloga: Note que até agora não coloquei gênero na “pessoa que fez o pedido”, mas sabemos que nossa cultura impõe ao homem esta iniciativa.

Mas os tempos estão mudando e tem casais que saem muito bem com a mulher tendo a inciativa. Nossa cultura também coloca a mulher numa expectativa muito mais significativa para o momento da decisão do casamento. E como a mulher costuma responder emotivamente de forma mais explicita que o homem toda essa carga de expectativa vem a tona no momento do pedido. Não há como negar que mil e um pensamentos podem surgir no momento do pedido de casamento, todas as cobranças que podem ter ocorrido como por exemplo das “tias” que insistiam em querer saber “quando irão comer docinhos”, todas as indiretas das amigas dizendo que “jamais ele vai se decidir em casar”, e todas as vezes que a mulher mesmo acreditou que este dia nunca chegaria.

É possível que “longuíssimos” segundos se passem até que a mulher dê uma resposta. Mas ela deve resistir em responder algo do tipo “É claro que sim, você acha que vou deixar essa oportunidade passar?”

- Muitas reagem de forma diferente?

Psicóloga: Sim, as reações podem ir desde o riso amarelo que diz “Xiii, o que eu respondo?”, outras podem ficar histéricas, outras podem fazer aquela cara de “é claro, porque você pensa que estou com você até agora?”. Mas acredito que o mais comum seria entrar no clima e deixar a emoção rolar de forma elegante, olhar nos olhos e dizer o que sente.

- Quando o pedido demora a ser feito a tensão aumenta?

Psicóloga: Pode aumentar. Com o desenrolar da relação as expectativas podem ser criadas, e as mulheres que tem uma tendência de “montar o ninho” – o pedido de casamento seria o ponta pé inicial para uma vida em família tão desejada e esperada.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP