Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Otimismo

 

Uma coisa é certa: coisas ruins acontecem com todo mundo. Não importa se você é otimista ou pessimista, tragédia, morte na família, desemprego, violência não escolhe quem vai acometer. Mas o otimismo pode ajuda a ser refazer mais facilmente.

Psicologo para tratar otimismoO pessimista pode ser dominado pela pressão. Até quando tudo vai bem o pessimista pode fazer previsões negativas de futuro: “tudo bem, tá tudo correndo certinho, mas ninguém sabe o que pode acontecer amanha”. Até que é verdade, ninguém sabe o que pode te acontecer amanhã, você pode ser assaltado mas também é possível que você feche um ótimo negocio, que aquela oferta de emprego que você esperava finalmente apareça, você pode conhecer aquela pessoa maravilhosa que vai mudar tudo na sua vida. Tudo pode acontecer, mas o pessimista costuma prever tragédia.

O otimista costuma ser perseverante, e quanto mais seguir em frente e perseguir o que te interessa, mais aumentará a chance de conseguir o que quer.

Uma vez eu ouvi a conversa de duas pessoas que mostra um pouco sobre a perseverança: “você teve sorte, eu já mandei mais de 20 currículos e ainda não me contrataram e você ficou desempregado há pouco tempo e já conseguiu emprego”. E a outra pessoa disse: “é verdade, foi sorte... mas você mandou 20 currículos. Eu mandei 300 currículos”.

O otimismo pode vir depois do sucesso “Agora sim, minha vida entrou nos eixos”. Mas também pode provocar o sucesso.

O pessimismo pode piorar a depressão

O pessimismo pode estagnar as atitudes.

O pessimismo pode ser auto-suficiente, isto é, o pessimista sendo menos persiste pode fracassar mais, e quanto mais fracassa mais pode pensar que não adianta persistir.

É um circulo vicioso.

O pessimista pode ter um certo prazer quando as coisas dão errado, pois obtém a “prova” de que estava certo.

O pessimista pode encarar um leve problema como um desastre.

Todo mundo deve ser otimista o tempo todo?

Há situações onde o preço do fracasso pode ser grande. Por exemplo, você bebeu mais do que devia numa festa. É hora de ser otimista e considerar que pode voltar dirigindo para casa? Acredito que seja hora de pensar que a probabilidade maior seria de um acidente. Ou seja nesta hora vale mais a pena pensar nos problemas possíveis.

Desenvolver otimismo 

É possível desenvolver um trabalho cognitivo e para isso o autor Martin Seligman oferece algumas tarefas como por exemplo: Identificar as adversidades. Por exemplo: A Maria estava de regime mas depois do trabalho vai para um barzinho com os amigos e acaba comendo uns pasteizinhos a mais do que deveria. A reação poderia ser: “Como sou comilona. Todo mundo deve estar pensando que eu sou uma fraca, que eu não tenho fosse de vontade. Já que coloquei tudo a perder não vai fazer diferença se eu comer todo o bolo que tenho na geladeira”. Pode ser considerado adversidade tudo o que acontece de errado na sua vida. Ter comido os pasteizinhos, foi uma adversidade porque a moça estava de regime. Mas como ela lidou com a adversidade? Ela se considerou fraca. Esse tipo de pensamento se torna tão habitual que a pessoa pode ser convencer de ser fraca e em conseqüência pode colocar tudo a perder. Neste caso, se ela tivesse parado nos pastéis não seria tão ruim assim, mas como se acreditou uma fraca acabou jogando seu regime pelos ares ao comer o bolo.

Fonte: Aprenda a ser otimista - Martin E. P. Seligman 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Entrevista cedida para Revista da Embraer

Benefícios do otimismo

O otimista pode se estressar menos pois está com a mente à frente pensando no momento quando o evento negativo já tiver sido superado. Por exemplo, o otimista preso no transito mantem sua mente nas coisas que irá realizar assim que chegar no seu destino, no jantar que vai desfrutar, no sorriso dos filhos que vai ver ao chegar em casa.

O pensamento positivo tem o poder de transformação?

Pensar positivamente significa aceitar os obstáculos como um caminho para alcançar os benefícios procurados. Por exemplo, um vendedor otimista aceita todas as vendas que não consegue fechar sem sofrimento pois sabe que existe uma média de possibilidade de vendas, ele sabe que não venderá para 100% das pessoas com quem conversar e assim a cada um que não comprar seu produto ele sabe que estará mais próximo do que fechará a venda.

Pensamentos negativos atraem coisas ruins?

Não atrai, mas pode provocar a “profecia auto realizadora”, ou seja, sem expectativa de conseguir algo positivo a pessoa acaba não procurando caminhos, não se esforça para obter e pode até boicotar algo bom que estaria bem à sua frente mas simplesmente é ignorado justamente por não estar procurando esta coisa boa.

Como controlar a nossa mente?

Para cada pessoa pode haver uma forma e necessidade diferente, por exemplo para uns poderia ser avaliando eventos da vida que possam ter ensinado pessimismo. Alguns eventos frustrantes podem influenciar algumas pessoas e desenvolver desamparo aprendido, aquela falta de força e motivação que se traduz em pessimismo pode ter sido resultado de pessoas que não incentivaram suas iniciativas ou outras tentativas frustradas.

Ficar perto de pessoas muito negativas ou assistir muitas notícias ruins pode desencadear depressão?

Não, mas acredito que, em alguns casos, possa piorar depressão que estava em inicio pois força o foco desta pessoa apenas para as coisas que dão errado sendo que avida não é só isso, há também muita coisa boa acontecendo.

O bom humor é um aliado do otimismo?

Quando não for sarcástico pode ser sim. Rir de algo é o mesmo que dizer “isto não é tão grave, ou é grave mas pode ser superado”.

Otimismo contribui para saúde e bem-estar?

O otimista costuma ser mais saudável pois há menos tendencia de medo da prevenção, enquanto o pessimista não faz exames de rotina por medo de encontrar alguma doença o otimista realiza os exames com prazer e caso descubra algo verá que esta doença está no inicio e pode ser melhor controlada.

Por que muitos reclamam de tudo e só veem o lado negativo?

O pessimismo pode ser inato mas acredito que muito dele é aprendido. O ambiente, as pessoas com quem convivemos podem considerar o otimista uma pessoa fora da realidade e enaltecer atitudes pessimistas por considera-las mais responsáveis e assim vai-se forjando um pessimista.

As atitudes pessimista costumam ser fortalecidas pela crença de que devemos estar atentos a tudo o que pode dar errado como forma de prevenção, assim não seriamos pegos de surpresa por eventos negativos. Mas na verdade o que o pessimismo trás é uma falta de atitude diante de eventos negativos justamente por falta de credito para ações que podem amenizar o problema.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP