Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Infeliz no trabalho

 Entrevista cedida ao Bolsa de mulher

Psicologo para tratar infeliz no trabalhoSe a pessoa é infeliz no trabalho, o que fazer?

Eu acredito que todas as pessoas merecem ser felizes em tudo o que fazem e frequentam como por exemplo escola, trabalho, família, amigos e até no supermercado.

Claro que tem situações onde pode ser mais fácil efetuar mudanças no que causaria infelicidade, como por exemplo caso não goste do atendimento que recebeu em um determinado estabelecimento comercial pode-se mudar para outro.

Mas quando dependemos de forma mais significativa da situação que estaria nos deixando infeliz, como por exemplo o trabalho o problema pode se tornar mais complicado.

O 1º passo poderia ser identificar o que a deixa infeliz: Seriam as pessoas com quem é obrigada a conviver? Seria a profissão, percebeu que não gosta do que faz? Seria a empresa, gosta das pessoas e da profissão mas não gosta desta empresa?

Para cada caso poderia haver um caminho adequado para busca de solução. Para algumas pessoas pode ser que uma orientação vocacional a ajude a encontrar a profissão que se adeque as suas características e necessidades, em outros casos é possível que um treino em habilidades sociais ajude a lidar com os colegas de trabalho, para outros é possível que seja necessário buscar forças para sair deste trabalho e buscar novas possibilidades, e assim por diante.

E se não puder pedir demissão?

Algumas vezes a pessoa não vê possibilidade em deixar o trabalho que a torna infeliz por questões práticas, em alguns casos até de sobrevivência e precisa continuar no mesmo emprego, mesmo sendo um fardo pesado. Algumas vezes o salário está acima do mercado e trocar de trabalho significaria reduzir padrão de vida, outras vezes o momento econômico não está favorável para arriscar mudanças. Outras vezes se torna impossível sair do trabalho pois a empresa pertence à família e não teria como deixá-los. Cada pessoa poderá avaliar quais suas necessidades para então identificar e, na medida do possível, corrigir os detalhes que a deixa infeliz, talvez procurar felicidade em outros aspectos deste trabalho como por exemplo tentar desenvolver excelência na sua função e perceber que pode ser feliz sentindo-se muito eficaz por exemplo.

O que ela deve colocar na balança se estiver pensando em pedir demissão?

Cada qual tem seus valores, para uns pode ser o salário, mas outras pessoas tem necessidades financeiras menores que a maioria mas ainda assim a questão salarial pode definir sua decisão de manter-se num emprego insatisfatório. Sendo assim deve-se colocar na balança o que for importante para a esta pessoa. Por exemplo: Tem gente que não lida nada bem com chefes agressivos, mas outros relevam chefias complicadas e lidam tão bem a ponto de não permitir que a truculência do chefe o faça abrir mão de seu emprego. Ou seja, pode ser interessante que esta decisão esteja baseada na preservação de seus valores.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Se o ambiente de trabalho for agradável e o salário for bom, mas mesmo assim ela não gostar do que faz, o que deve fazer?

Normalmente um psicólogo não dita comportamentos, não há regras e nem tabelas que se encaixam em todas as pessoas de forma a dizermos que na situação X a solução é Y. Cada caso deve ser analisado conforme as características de cada um como por exemplo a capacidade de suportar frustrações e possibilidade de encontrar outras possibilidades de profissão ou empresa onde possa se sentir satisfeito. Para pessoas que ainda não se encontraram profissionalmente existe a orientação vocacional onde a ajuda do psicólogo se faz na busca da profissão que melhor se adeque a sua necessidade e perfil.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP