Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Frustrado

 Mas o que dizer daqueles momentos de frustração onde nem havia percebido que esperava-se algo? É possível, e pode ser mais comum do que imaginamos porque nem sempre temos total consciência de nossos desejos internos. Desejamos uma palavra, um toque, um olhar mas as vezes não nos damos o direito de querer tal coisa, talvez não nos imaginamos merecedores ou até mesmo nos consideramos invisíveis para algumas pessoas ou em algumas situações.

Psicologo para quem se sente frustradoHá quem se frustre com seu carro, com seu computador, mas penso se estas frustrações não estariam relacionadas, de alguma forma indireta, com pessoas? Acredito que tanto seja possível que a frustração esteja relacionada com quem fabricou, entregou ou facilitou que aquele produto fosse adquirido, ou pode estar relacionado com outras pessoas com quem possa estar ocorrendo o mesmo sentimento. Explico melhor: muitas vezes o tal objeto pode ser apenas o “bode expiatório”. Sentimento de frustração pode ser “desviados” para um objeto quando há alguma dificuldade em expressar os sentimentos diretamente a esta pessoa. Talvez a própria pessoa censure seus sentimentos por considerar que, apesar do sentimento existir, esta pessoa não deveria saber, talvez considere que ela não merece pois mesmo que a o tenha frustrado em algum ponto também tenha sido protagonista de momentos maravilhosos, por exemplo.

A pessoa frustrada deve expressar seu sentimento a quem o teria causado?

Esta é uma pergunta que não teria resposta que pudesse servir a todas as pessoas. Cada pessoa, e cada momento tem suas particularidades. Podemos dizer que, de forma geral, pode ser positivo expressar sentimentos, mas o que dizer das situações onde o ganho em fazer isso pode ser menor do que problemas que podem ser causados? Talvez algumas vezes nos sentimos frustrados com alguém mas esta pessoa não teria feito qualquer coisa para colaborar com tal frustração, ou em outras situações, nós mesmos esperamos algo que, naquele momento, não percebemos ser injustificado e, são situações assim as quais pode ser mais interessante elaborar um pouco mais.

Evitar a frustração?

Já ouvi muitas pessoas falarem do quanto gostariam de viver de forma a nunca se chatearem , evitando todas as frustrações, mas será que seria realmente uma vida interessante? Às vezes penso se muito de nossas alegrias só são assim percebidas quando em contraste com situações neutras ou opostas.

Creio que mais produtivo que evitar frustração seria elaboramos cada uma delas e tentar aprender ao máximo com nossas experiências. Claro que não quero dizer que deveríamos nos colocar em risco desnecessariamente para assim provocar frustração, não seria lógico, mas tentarmos não nos escondermos do que está dando errado, tentar olhar de frente para o que nos frustra para assim aprendermos a como não cair nessa mais vezes.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

ratamento para frustração

Creio que há vários caminhos conforme a abordagem do psicólogo com quem se está trabalhando ou conforme o que este psicólogo percebe como produtivo para aquele pessoa em especial. Uma forma de tratar a frustração poderia ser entender o que nos frustra, observar se há algum tema comum nas várias situações de frustração, observar se pode haver alguma vivência antiga que pode ser o “pivô” de tais sentimentos. Analisar como se está lidando com a frustração e o que isso diz a respeito sobre si mesmo e sobre a forma como lida com as pessoas e o mundo. Em algumas abordagens o psicólogo pode trabalhar comportamentos específicos para o enfrentamento da frustração.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP