Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Felicidade

 Entrevista cedida para o Correiro Braziliense - Diarios Associados

1) É possível chegar a uma conclusão sobre o que é felicidade ou esse é um conceito diferente para cada indivíduo?

Psicólogo: Creio que o conceito é o mesmo, o que muda são as crenças quanto ao que traria felicidade para cada um. Por exemplo, é possível que uma moça seja totalmente infeliz porque acredita que “precisa” de um namorado para ser feliz, enquanto que outras moças são incluem o item namorado como pré-requisito para felicidade.

Psicologo para tratar infelicidade2) Podemos ser 100% feliz ou a felicidade também inclui momentos de tristeza?

Psicólogo: Acredito que tudo na vida recebe sua importância em contrate com seu oposto. Uma pessoa que tenha uma vida com tudo o que você admira pode não dar a mesma importância a estas coisas exatamente por não saber como seria viver sem ela.

3) Felicidade é uma coisa que se aprende? Que dicas a sra. daria para alguém que busca a felicidade?

Psicólogo: Acredito que alguns aspectos da felicidade podem ser aprendidos, como prestar atenção a que tipo de coisa você está dispensando suas energias. Por exemplo, uma pessoa pode passar anos se esforçando para obter uma promoção, deixou cultivar amigos e ter momentos de lazer. Mas quando chega a tal da promoção ele percebe que continua com o mesmo sentimento de vazio. Ou seja, algumas vezes vale aquele velho chavão: Dinheiro não traz felicidade, o que te oferece esse sentimento de bem estar interno, a vontade de acordar de manhã e viver a vida são os relacionamentos humanos, tanto o inter-relacionamento é importante como o se relacionar bem consigo mesmo, ou seja ser bom em ter amigos e ser boa companhia para si mesmo também.

4) A psicanálise sozinha pode ser um caminho ou ela deve ser combinada à habilidade pessoal de cada um de buscar mudanças?

Psicólogo: A psicoterapia tem técnicas com a finalidade de “aprender” uma nova forma de relacionar com a vida. Mas é claro que toda técnica sempre utilizará a capacidade básica que cada um tem para aprender, não é possível instalar um novo “Software em equipamento com suporte compatível” para tal. O psicólogo percebe cada paciente, e identifica qual caminho especifico seguir para o este paciente.

5) Nessas pesquisas de satisfação é comum vermos uma quantidade grande de pessoas que afirmam estar satisfeitas com a vida que levam. É difícil assumir a infelicidade? Você acha que as pessoas tendem a achar que ser infeliz é um fracasso pessoal? Por quê?

Psicólogo: O que vejo em nossa cultura judaico / cristã, em algumas situações seria um certo constrangimento em admitir ser feliz, pois parece “coisa de quem não é sério”. Parece que para as pessoas serem consideradas precisam ter problemas, dores, ou passarão a imagem de pessoas “fúteis”.

6) Existem níveis diferentes de felicidade?

Psicólogo: Sim, em termos comportamentais não há nada que seja “tudo ou nada”, as pessoas podem ter todos os níveis de felicidade

7) As pessoas são mais felizes hoje do que antes?

Psicólogo: O nível de felicidade não depende de época, mas da percepção que as pessoas fazem de suas vidas. Eu acredito que hoje temos muitos mais motivos para sermos felizes. Pense em uma pessoa que viveu na idade média, por mais poderoso, rico e glamoroso não possuía analgésico, material de higiene, geladeira ou qualquer destes itens de conforto acessíveis a um numero muito maior hoje em dia. Mas ainda assim era possível que qualquer pessoa a idade média se sentisse feliz.

8) O que pode interferir na felicidade de alguém? Por exemplo, dinheiro? Religião? Vida social?

Psicólogo: Nada disso interfere na felicidade. O que interfere é a percepção que de há algo bom, interessante e desejável em seu futuro próximo. Se você vai ao cinema assistir a um filme que considera muito bom, você está feliz. Se compra no mercado um bolo que tem uma “cara linda” você comerá esse bolo feliz. Se você vai dar uma volta no quarteirão com a sensação de que isso é uma coisa muito boa de se fazer, pois fará exercícios ou poderá encontrar algum amigo, você fará essa volta com muita felicidade.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP