Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

  • Início
  • Dificuldade em aceitar elogios

Dificuldade em aceitar elogio

Por que algumas pessoas têm dificuldade de aceitar elogios, e como fazer para mudar isso

Entrevista cedida à Verônica Mambrini – Portal IG - Delas

- O que está por trás do comportamento de quem sempre tem uma justificativa na ponta da língua, quando é elogiado? (Por exemplo, “são seus olhos”, “é o preto que emagrece”, “ah, comprei baratinho numa liquidação...”)

Psicóloga: Alguns precisam de confirmação deste elogio, ao desmerecer a si mesmos estão solicitando – de forma disfarçada e até inconsciente - uma confirmação do elogio. É como se dissessem “adorei o que você disse, fala mais, me elogie mais”. A necessidade da confirmação pode vir da falta de auto estima ou da insegurnaça, ela quer gostar de si mesma e precisa da ajuda de outras pessoas para isso – o elogio cumpre bem esta função.

Psicologo para dificuldade em aceitar elogio

- Existe alguma ligação entre a auto-imagem da pessoa e esse comportamento? Em outras palavras, a forma que ela se vê pode estar distante da realidade?

Psicóloga : Pode ser que em alguns casos a dificuldade em aceitar elogios venha de uma auto imagem que não corresponde à imagem que outras pessoas estão percebendo.

- Se desvencilhar de elogios pode ser uma forma de autodefesa? Pode ser um comportamento associado a pessoas mais fechadas, com dificuldade de criar proximidade com o outro?

Psicóloga : Pode ser uma auto sabotagem. O elogio pode ser um momento carregado de emoção. A emoção, principalmente emoção positiva, é justamente a “cola” que une as pessoas. Se você quiser estreitar relacionamento com qualquer pessoa, seja amigo ou namorado, providenciar situações onde poderão compartilhar sentimentos intensos pode ajudar, veja filmes fortes, comemore a vitória do time. O elogio também pode significar que você é percebido e reconhecido, isso é muito intimo. Aliás, é recomendado que se faça elogios às pessoas que deseja proximidade.

- Muita gente age como se todos os elogios fossem falsos ou motivados por interesse. O que há por trás dessa percepção?

Psicóloga : Talvez sejam pessoas que não tiveram oportunidade de viver, em suas infâncias, relacionamentos verdadeiros, com expressão de carinho sincero, podem ter dificuldade em acreditar nas pessoas que as elogiam hoje.

- Qual o peso da falsa modéstia? É comum a pessoa recusar o elogio ou se justificar mesmo acreditando nele?

Psicóloga :É muito comum. Nossa cultura ensina que é “feio ser convencido”. Aceitar um elogio significa que você admite que está bem, que é inteligente ou que fez algo bem feito a ponto de ser percebido por outra pessoa. Algumas pessoas só aceitam estarem no centro das atenções – que é o que acontece no momento do elogio – se usarem este momento para auto depreciação.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP