Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Culpa

Parece que estou sempre dizendo a coisa errada na hora errada, estou sempre no lugar errado olhando para o lado errado. Sei que não dá pra errar tanto assim, mas essa sensação me tortura, aí o que eu tento fazer pra amenizar a situação é fazer o mínimo de coisas possível, mas está difícil pra se livrar dessa sensação. O que é isso? Porque eu me sinto assim?"

Psicologo para tratar culpaEssa sensação que te persegue, a sensação de estar sempre sendo recriminado por alguém ou por você mesmo pode ser culpa. O mais interessante é que a pessoa que vive carregada de culpa pode acabar se cercando de pessoas que alimentam mais ainda a culpa que já sente, é possível que tenha, inconscientemente, se aproximado de pessoas que vivem apontado o dedo para você dizendo o quanto que você está errado. Pode ter até mesmo a sensação de que está atraindo pessoas que vivem te recriminando.

Algumas vezes percebem que tem alguém no grupo sempre disposto a assumir a culpa do mundo, aí esse grupo se aproveita, mesmo que inconscientemente, e passa a ter esta pessoa como foco das culpas.

Como tudo isso pode ter começado? Quando criança recebemos muitas regras e normas, por exemplo: não pode jogar comida na parede, não pode morder o irmão, não pode falar palavrão. Armazenamos e muitas vezes aceitamos todas essas regras.

Eu percebo um certo conforto em ter regras, as regras podem nos deixam tranqüilos porque sabemos, ou pensamos, que estamos fazendo as coisas certas. Mas... Mesmo sendo muito confortável pode ser limitante. Quando você começa a ter os seus interesses, os seus objetivos. Essas mesmas regras podem te impedir de buscar a sua felicidade. Então para você ser você mesmo.. Para você conquistar agora a sua identidade. Saber quem você é. Você vai ter que romper com essas regras. Você vai ter que assumir a responsabilidade por ser você mesmo, e não ser o que os outros ditaram.

Esse processo pode não ser tranqüilo. Dizer NÂO para as pessoas tão cheias de boas intenções pode gerar insegurança e medo. Quebrar esse vaso significa que você está correndo o risco de ser rejeitado. Eles gostavam de você quando você era aquela pessoa que eles formaram. Eles gostavam de você quando você era aquela pessoa que eles conheciam. Mudar pode ser muito duro, porque nem sempre os outros aceitam que você mude. Os outros estão confortáveis no que conheciam a seu respeito.

Diante dessa ameaça de não te aceitarem mais, você pode ficar inseguro. E aí que entra a culpa. A culpa é um sentimento que diz que você errou, sendo isso verdade ou não.

Para uma pessoa se sentir culpada ela precisa de que outras pessoas lhe reprovem ou recriminem. Quando a própria pessoa se culpa o faz devido as infirmações que tem dentro de si mas que foi introjetado em algum momento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Metáfora:

Certo dia um bezerro teve que atravessar o bosque para voltar. Sendo um animal irracional deixou uma trilha muito tortuosa, cheia de curvas subindo e descendo colinas. No dia seguinte um cão que passou por ali usou a mesma trilha. Depois foi um carneiro e depois um rebanho que usou a mesma trilha torta. Mais tarde foram os homens que começaram a usar o mesmo caminho estranho, viravam a esquerda, á direita subia e descia, eles reclamavam , mas não faziam nada pra mudar a situação. Depois de tanto uso ela acabou virando uma estradinha. Mas uma estradinha onde as pessoas levavam três horas numa viagem que bem que podia ser feita em uma. O lugar progrediu e a estradinha acabou virando a rua principal de um vilarejo. E depois a avenida principal de uma cidade. E logo passou a transitar nessa avenida milhares de pessoas por dia, no mesmo caminho torto que um dia foi aberto por um bezerro. Seguir o caminho aberto pelos outros é muito mais fácil do que descobrir trilhas mais lógicas e racionais. E talvez por isso que as pessoas continuam seguindo o mesmo que lhe foi sempre ensinado. A pessoa que está tentando deixar de seguir o que deu certo para o outro acaba sentindo culpa, o que é bom para o outro não necessariamente será bom para você, cada um tem que elaborar as suas referencias. Seja você mesmo, saiba o que é bom para você.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP