Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Culpa - causas

As pessoas podem sentir culpa quando acreditam que não fizeram o suficiente, por exemplo: o amigo que não está bem “Eu poderia ajudar este amigo”, o chefe que está atolado “Eu poderia ficar até mais tarde”, o filho que não vai bem na escola “Eu deveria passar a noite estudando com ele”, etc. Também percebo um forte foco de culpa relacionada à família. Algumas pessoas estão tendo menos filhos, ou tendo filhos mais tarde, talvez pela necessidade de dar prioridade à carreira, precisam de tempo para trabalhar até mais tarde, estudar mais, ter a cabeça voltada para projetos profissionais, e quando menos percebem estão com seus pais idosos, precisando de ajuda e talvez não consigam dar esta atenção. Esta é a hora que pode bater culpa.

Psicologo para tratar culpa

Ainda no que se refere à família, percebo na prática clinica que muita culpa pode aparecer nos momentos de separação. Vejo que ainda somos criados para o “foram felizes para sempre”, mas essa pode não ser a realidade para muitos. Interromper um relacionamento pode ser muito doloroso, e o principal componente para essa dor pode ser a culpa. Pensamentos do tipo “será que eu falhei?”, “o que eu poderia ter feito?”, “onde errei?”, são todos pensamentos de indicam culpa.

Culpa Irracional

A culpa pode ser irracional, poer exemplo uma pessoa pode sentir culpa porque alguém que estava à sua frente na calçada tropeçou, “Como não adivinhei que esta pessoa precisaria de mim?”.

Conseqüências da culpa

A culpa pode ser uma trava, por exemplo, uma pessoa com sentimentos de culpa pode deixar de fazer coisas que não tem relação alguma com a situação inicial. Por exemplo, a pessoa que sente culpa por não conseguir mais tempo para ficar com os filhos pode não se dar o direito de ter seu lazer mesmo quando os filhos estão ocupados com outras coisas. A culpa pode fazer a pessoa sentir que: “faça o que fizer nunca é suficiente”.

Características da pessoa que se sente culpada

Pessoas que se consideram incapazes de lidar com responsabilidades do dia a dia podem ser as que têm maior propensão para sentir culpa. Pessoas que freqüentemente dependem da ajuda dos outros para tomar decisões, iniciar tarefas novas, cuidar de si mesmo, resolver os problemas do cotidiano, exercer julgamentos, etc. A origem da culpa pode ter sido a família que não o encorajou, quando criança, a ser independente e desenvolver confiança em si mesmo. 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

(Este texto foi escrito baseado em minhas experiências pessoais)

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP