Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Vitimas de agressão

 Entrevista cedida para o jornal O Link

Psicologo para tratar vitima de agressao

1: ATUALMENTE, DEZ MULHERES SÃO ASSASSINADAS POR DIA NO BRASIL E GRANDE PARTE DESSES CRIMES POSSUI MOTIVOS PASSIONAIS, OU SEJA, O HOMEM POR CIÚME OU PELO FATO DE NÃO ACEITAR O TÉRMINO DO RELACIONAMENTO ACABA MATANDO A EX-PARCEIRA. O QUE ACONTECE NA MENTE DESSA PESSOA PARA QUE ELA DECIDA COMETER O CRIME?

Psicóloga: É possível que aconteçam alguns fatores, nem sempre todos ao mesmo tempo:

A- Validação do ambiente, ou seja, em algum momento este homem pode ter recebido a informação machista de posse da mulher, e com isso ele se sente no direito de determinar o que a mulher deveria fazer ou sentir.

B- Sociopatia, que se trata de um transtorno psicótico onde a pessoa não possui capacidade de empatia.

C- Vulnerabilidade neurótica. Se este homem passou por situações de intensa carga emocional negativa, pode trazer sérias dificuldades de relacionamentos onde pode ser tornar desproporcionalmente ciumento e controlador como forma de compensar suas fragilidades.

2: ESSA PESSOA POSSUI UM TRANSTORNO MENTAL QUE VEM DESDE O NASCIMENTO OU ELA ADQUIRE O TRANSTORNO DURANTE A VIDA?

Psicóloga: Nem sempre o criminoso sofre de um transtorno mental, devemos considerar que a “maldade” existe. A pessoa que opta pelo caminho do crime para atingir seus objetivos pode estar fazendo com consciência e, portanto apesar de apresentar um comportamento extremamente danoso a sociedade não pode considerá-lo “doente”. Mas nos casos onde o crime foi cometido por força de um transtorno mental avaliado por um profissional.

3: INFELIZMENTE MUITAS MULHERES RECEBEM DIVERSAS AMEAÇAS, MAS NÃO DENUNCIAM O COMPANHEIRO. COMO É O PSICOLÓGICO DESSA MULHER QUE SOFRE ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA (FÍSICA OU PSICOLÓGICA)? O QUE A IMPEDE DE NÃO DENUNCIAR AS AMEAÇAS A POLÍCIA?

Psicóloga: Sei que sua reportagem se refere às mulheres, mas atendo a casos onde os homens recebem ameaças de mulheres, não é tão comum, mas ainda assim acontece. De toda forma a pessoa que recebe ameaça e não denuncia pode estar sob forte estresse devido ao medo. Toda a perspectiva de que esta pessoa possa cumprir suas ameaças pode fazer com que tente se preservar da forma que lhe seja possível.

4: A MULHER QUANDO AMEAÇADA POR UM LONGO TEMPO ADQUIRE ALGUM TIPO DE TRAUMA PSICOLÓGICO?

Psicóloga: É possível que ela entre num quadro de TSTP – transtorno do stress pós traumático. Ou seja, ela tanto sofre durante o processo todo como continua sofrendo mesmo depois que o “perigo” é eliminado. Ela pode passar a reviver constante e internamente todo o sofrimento, surgem imagens em sua mente, pensamentos invasivos e a incapacidade de passar por perto de qualquer local que a lembre do acontecido.

5: EXISTE UM PROGNÓSTICO E DIAGNÓSTICO QUE A MULHER DEVE FAZER PARA SABER SE O SEU COMPANHEIRO PODE VIR A COMETER UM CRIME PASSIONAL CONTRA ELA?

Psicóloga: É muito difícil, mas ela pode ficar muito atenta a toda falta de respeito, todo abuso da parte deste homem.

6: CIÚME EXAGERADO OU OBSESSÃO PELA MULHER TEM CURA?

Psicóloga: Todo mundo pode ser tratado, e se não conseguir a cura mas conseguir alguma melhoria na qualidade de vida já seria válido.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

7: EXISTE ALGUMA CONSIDERAÇÃO FINAL QUE QUEIRA FAZER SOBRE O ASSUNTO?

Psicóloga: Considero importante salientar que muitas vezes as mulheres não percebem que estão convivendo com um abusador por já terem todo um histórico de vida convivendo com pais, irmãos, tios ou qualquer pessoa significativa abusadora. Isto pode impedir que identifique o homem que poderia ser uma ameaça. 

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP