Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Complexo de inferioridade

O termo tão popular “complexo de inferioridade ” foi cunhado na psicanálise por Freud. Como a palavra “complexo” sugere todo um sistema envolvido, o que não acontece necessariamente, utilizo o termo sentimento de inferioridade.

Alguns acontecimentos podem passar informações errôneas sobre nosso valor como seres humanos, que pode resultar em comportamentos introvertidos que, além de causar boas doses de sofrimento emocional, causa muita limitação na vida social, profissional e pessoal.

Psicologo para tratar complexo de inferioridade

As situações formadoras de sentimentos de inferioridade pode ser todas aquelas onde a pessoa se percebe incapaz, como por exemplo (apenas um exemplo dentro de todo um universo de possibilidades), a família explosiva. O pai, mãe, ou qualquer pessoa significativa da infância que resolve as questões dentro de casa pelo caminho do “grito” pode oferecer um ambiente onde a criança não se sente apta a entender como proceder, pois diante de pessoas explosivas parece que nunca conseguirá falar ou fazer a coisa certa.

Juntamente com esta sensação de estar sempre errado pode surgir o significativo sentimento de inferioridade. Ao longo da vida este sentimento poderá aparecer toda vez que estiver se relacionando com pessoas que de alguma forma lembram o pai (mãe, ou seja lá quem tenha sido o explosivo na vida desta pessoa). Talvez isto explique o porquê de algumas pessoas sentirem tanta dificuldade em se relacionar com seus chefes, pois qualquer pessoa que lembre, mesmo que vagamente, a posição hierárquica superior na qual o pai se colocava, será o gatilho para que surja o forte sentimento de inferioridade. Perceba que nem sempre este chefe será parecido com seu pai. Muitas vezes a única similaridade é a simples posição de ser a pessoa que organiza o ambiente (função tanto do chefe como do pai).

O resultado deste sentimento de inferioridade pode ser atitudes, por exemplo, diante de seu chefe que na realidade são respostas ao comportamento de seu pai, sendo que o chefe não tem nada a ver com o sentimento inicial. Outras vezes este chefe pode ser igualzinho à seu pai, outra pessoa explosiva em sua vida. O resultado pode ser um pedido de demissão por não conseguir lidar com este chefe.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP