Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Ciumes

O psicólogo é um profissional que atende casos de pessoas ciumentas, ciume exagerado, doentio ou patológico.

Ciúmes é sinal de amor ou de desrespeito?

A resposta é simples: Depende. Na realidade ciúmes é como tudo na vida, se tiver pouco pode fazer falta, se tiver demais pode “transbordar”. Um pouquinho de ciúmes significa, para algumas pessoas, que está sendo valorizado, mas quando o ciumes passa de um certo limite pode comprometer o relacionamento. Sabemos que o ciúme passou do limite quando começa a provocar prejuízos na sua vida ou na vida das outras pessoas.

Ciume significado

Ciúmes patológico ou doentio

Uma pessoa pode avaliar a possibilidade de ter entrado no nível de ciúmes patológico, o qual precisa de ajuda psicológica, quando ocorrem prejuízos de alguma forma, por exemplo, perde tempo em seu trabalho querendo saber por onde anda e o que a pessoa de quem sente ciumes está fazendo; liga para monitorar os passos, tal qual um detetive; perde o sono por ciúmes, acorda no meio da noite pensando “o que será que ele (ela) está fazendo?”; fica nervoso (a) quando não localizou o objeto de ciume, etc.

O ciúme seria patológico quando a rotina é modificada e prejudicada devido ao ciúme, quando não há provas concretas para tal desconfiança, não há indícios de que a pessoa possa estar sendo traído e ainda assim esta pessoa sofre com a possibilidade de traição. A ajuda psicológica ou terapia pode ser aplicada para o ciume.

Ciúmes é medo de traição?

Podemos pensar no ciume como um medo de traição no aspecto amplo, ou seja, traição não seria apenas o relacionamento com outra pessoa, mas a forma como o ciumento interpreta traição poderia ser traduzido em atos mais simples como conversar com outra pessoa, ou até pensar em outra pessoa ou talvez até o simples ato de não estar pensando nela pode ser traduzido como traição para a pessoa que sente ciumes de forma desproporcional e prejudicial. Por exemplo: Mesmo que a pessoa tenha ciúmes de que o namorado vá à casa da mãe dele, claro que ela não acha que ele vai ter um caso com a mãe, mas nos ciúmes patológico ela pensa que ele vai dividir o amor, que “deveria” receber com exclusividade. Há um erro de julgamento neste ciúme, pois o amor que este rapaz dispensa à mãe é absolutamente diferente do amor que dedica à namorada. Os dois tipos de amor coexistem, mas o ciumento patológico pode não conseguir enxergar.O mais interessante dessa história é que o ciúmes existe independente do fato da pessoa realmente estar sendo traído.

A psicoterapia pode ser uma opção de tratamento para o ciume

Todo ciume é possessivo? Existe ciúme normal?

Não gosto muito da palavra "normal", ela pressupõe que qualquer coisa fora do considerado normal seria anormal ou doentio, mas podemos falar do ciumes que não causa prejuízos e que seria bem recebido pelo objeto de ciume, este costuma ser transitório, a pessoa tem uma sensação de ciúmes hoje, mas não mantém a ideia fixa. O ciúme. O ciúme não prejudicial costuma ser específico, ou seja, a pessoa sente ciúmes de uma situação específica, e não de toda e qualquer situação. Exemplo: sentir ciúmes de uma pessoa, ou de um lugar onde o outro vá, e não de todo e qualquer lugar.O ciúmes não prejudicial normalmente é baseado em fatos. Ou seja, a pessoa tem ciúmes quando acontece alguma coisa concreta, como um telefonema, ou um presente que o outro tenha recebido, algum indicio real de que algo possa estar “roubando” a pessoa amada.No ciúmes não prejudicial o maior desejo é de preservar o relacionamento. A pessoa quer ficar bem com o outro. Quando não se consegue estabelecer o equilíbrio sozinho pode-se contar com a terapia.

Como posso saber se sou exagerado em meu ciúmes?

Um dos caminhos poderia ser observar se você tem necessidade de ter controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro (a), sofre com isso, acaba tendo comportamentos de risco. Enfim, se você está dizendo coisas do tipo: “Você fez a barba hoje porque vai encontrar com outra” ou “Você chegou atrasada porque estava com o outro”. Esse tipo de frase pode ser um indicador do quanto o ciúmes está fora de controle e causando sofrimento.

A terapia cognitiva comportamental também pode ser aplicada para ciume.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O que provoca ciúmes?

Normalmente o pensamento, a interpretação de que o relacionamento está ameaçado quanto à estabilidade ou quanto à qualidade. Ou seja, ciúmes aparece quando acredita-se que o relacionamento foi abalado e corre risco. Ciúmes é como você “interpreta” a situação, não necessariamente se refere à fatos.

O que tranquiliza ciumento?

Para alguns, nada tranquiliza, nada resolve suas dúvidas, nada ameniza suas suspeitas, se ele não pegou nada de errado acha que é porque não procurou direito. Quanto mais investiga mais dúvidas tem, nada traz paz. Mesmo quando o outro conta tudo que faz durante o dia o ciumento pode querer mais detalhes. 

Terapia ajuda? Ciúmes Patológico pode ser trabalhado em terapia juntamente com o psicólogo?

É possível encontrar ajuda de um psicólogo, psicanalista e psicanálise por exemplo, quando o sofrimento ultrapassa certos limites. O psicologo pode ajudar de algumas formas, por exemplo analisando a racionalidade desse ciúme, o quanto isso está limitando a tranqüilidade mental da pessoa, e o que está provocando na vida dela, quanto de sofrimento psicológico inútil ela está passando.

Ciúmes patológico pode ser apenas um sintoma que compõe um quadro maior, por exemplo pode estar ligado à um transtorno obsessivo compulsivo, à um quadro delirante, etc.

Ciume de amiga

Nem todo ciume tem a ver com amor romântico, ou com desejo físico. As amigas também podem sentir ciume quando percebem, ou imaginam, a possibilidade de perda da atenção.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP