Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Ciúme faz bem?

Entrevista cedida para Jornalismo Nós Mulheres

Psicologo para tratar ciume1- Como identificar se o ciúme está ajudando ou atrapalhando a relação?

Psicóloga: O ciúmes é uma reação despertada por uma ameaça percebida – real ou imaginária- de perda do parceiro ou perda do seu afeto e/ou atenção.

Para algumas pessoas toda relação tem que ter um pouco de ciúme, pois seria um sinal de amor, zelo pelo relacionamento e a sua ausência seria sinal de falta de amor, de falta de interesse.

Devemos tomar cuidado para distinguir o ciúmes normal do ciúmes patológico. O normal decorre de uma ameaça real de perda, de traição, enquanto o ciúmes patológico se baseia em evidencias fictícias, ou seja, mesmo sem nenhuma ameaça real.

O ciúmes pode afetar a relação quando está excessivo ou não há motivos reais para existir, isso pode causar desgaste na relação.

2- Quando o ciúmes faz bem a relação?

Psicóloga: O ciúmes pode significar necessidade de preservação de algo desejado. O medo de perder pode levar uma pessoa a controlar o outro. Quando o ciumes está levar a atos impulsivos pode prejudicar o relacionamento.

O aspecto do ciume que pode trazer beneficio para o relacionamento seria o zelo, a preocupação e o respeito entre o casal. Conseguir ver que a pessoa que está ao seu lado tem o entendimento de suas necessidades, de sua individualidade e se preocupa com o seu bem estar fazendo sentir-se amado e protegido.

3- Quais as dicas pra quem tem ciúmes excessivo mudar e tornar a relação mais saudável?

Psicóloga: Se o ciúmes existe, a questão seria como a pessoa se comporta diante desse sentimento. Observar as reações do seu parceiro, conversar para saber se esse sentimento tem fundamento pode ser uma forma de tentar resolver a situação. Juntos de uma maneira sensata e coerente pode haver diálogo e respeito que fazem com que a situação se esclareça tornando a relação saudável evitando brigas e interrogatórios desnecessários. Mostrando dessa forma para seu parceiro que se preocupa com a relação e que confia nele e sente segurança para conversar sobre o incômodo que está sentindo sem desgastar o relacionamento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP