Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Chupar dedo

Entrevista cedida pela psicóloga Anne Tarine Tavares Chaves Veloso CRP 06/117148 Para Cartola - Agência de Conteúdo

Chupar o dedo faz mal?

Chupar o dedo vem como reflexo da necessidade de sucção oferecendo à criança conforto emocional. Caso o hábito se mantenha além do 1º ano de vida deve-se buscar ajuda profissional, que dependerá de cada caso (pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e dentista).

Psicologo para tratar chupar dedo

O que faz com que eles ainda continuem a chupar o dedo? Quais são os fatores que influenciam esse hábito?

Estudos revelam que o ato de chupar o dedo vai além da necessidade de sucção, ou seja, para fins nutritivos, podendo oferecer à criança um conforto emocional. Por inúmeras razões, a criança pode passar a ser nutrida por aleitamento artificial (mamadeira), o que faz com que o leite passe em maior quantidade e, assim, sendo saciada mais rapidamente. Porém, isso pode acarretar numa maior necessidade de succão, buscando nos dedos e chupetas como substituição de conforto emocional.

Quais são os problemas decorrentes de chupar o dedo?

É comum, caso o hábito se mantenha além do 1º ano de vida evoluindo, em muitos casos, até o 5º ano, que problemas fisiológicos (modificações na arcada dentária alterando os padrões normais de deglutição e fonação), sociais (parecer mais infantilizado diante das outras crianças) e psicológicos/emocionais (utilização do hábito para suprir necessidades de afeto) possam começar a surgir. Um fator relevante nesses casos é a frequência, intensidade e duração do hábito.

Quando aparece o hábito de chupar o dedo? Pode persistir até qual idade?

A sucção pode surgir enquanto o feto está na barriga da mãe. Podendo se manter mesmo após seu nascimento. Porém, caso o hábito permaneça após o 1º ano de vida deve-se buscar os profissionais adequados para avaliar o que pode estar ocorrendo.

A pessoa pode ficar um tempo sem chupar o dedo e depois voltar a adquirir o hábito?

Como o hábito de chupar o dedo pode oferecer à criança conforto emocional, sempre que se sentir ameaçada ou carente pode voltar com o hábito.

O que é a sucção não nutritiva? até quando ela é tolerada? Como corrigir os problemas oriundos dela?

A sucção nutritiva é realizada pelo aleitamento materno. Já a sucção não nutritiva pode aparecer no chupar o dedo, a chupeta, os lábios etc. É importante identificar as razões pelas quais a criança está utilizando o hábito. Quanto mais impulsivo for o comportamento, mais associado a necessidades psicológicas podem estar. Por isso, não deve retirar a sucção não nutritiva antes de oferecer à criança o conforto e segurança que ela busca nesse hábito.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Quais são as dicas para ajudar os pais a fazer com que os filhos larguem esse hábito? Como interromper o hábito? Existe uma idade certa pra isso? Quem são os profissionais mais adequados pra resolver esse problema?

O hábito pode ser interrompido após identificar as razões pelo qual se mantém e oferecer à criança o que necessita, de maneira lúdica e gradual. Podem-se buscar estratégias como: conversar com a criança e explicar as consequências desse hábito, pintar os dedos com algum personagem, colocar fitas que cubram os dedos, as unhas podem ser pintadas, mostrar imagens de bocas de crianças que mantém esse hábito por maior tempo etc. É importante ressaltar que estratégias agressivas como: passar pimenta e outros produtos com gosto ruim, devem ser evitadas.

Um profissional pode ser procurado (pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, dentista) quando a criança mantiver o hábito por mais de um ano e os pais perceberem que tirá-lo está sendo muito difícil.

Anne Tarine Tavares Chaves Veloso Psicóloga/Neuropsicóloga CRP 06/117148

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP