Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Casamento entre Jovens

Entrevista cedida para o Jornal Correio Braziliense

Psicologo para casamento entre jovensQuando decidem se casar muito cedo

- Como pessoas tão novas podem saber se estão realmente preparadas para o casamento? Existe uma forma de se preparar para casar?

Se até mesmo com mais maturidade já pode ser difícil saber se as decisões tomadas são as melhores o que dirá quanto há pouca experiência de vida, mas é comum que jovens tenham mais sensação de certezas do que as pessoas mais maduras, pois quanto mais conhecemos da vida mais temos informações sobre tudo o que pode dar errado.

Uma forma de se preparar para o casamento pode ser ter bem claro todas as consequências praticas deste casamento como por exemplo, as contas a pagar, deslocamento, preparo de alimentação etc. Ter o lado pratico da vida bem claro pode ajudar a clarear os aspectos emocionais, como por exemplo saber que a convivência diária pode mudar o relacionamento com o namorado que antes era visto apenas no final de semana.

- Geralmente, um indivíduo com 18, 19 anos ainda não está em seu auge profissional e, consequentemente, o salário pode não ser o adequado para manter uma casa. Como os problemas financeiros podem influenciar na vida de um casal?

Considero importante que os casais tenham autonomia financeira, casar e depender da família pode ser um caminho para discussões e influencias desta família, como diz o ditado “quem dá dinheiro dá palpite”.

Falta de dinheiro pode afetar qualquer relacionamento, por isso considero importante que haja um planejamento financeiro muito bem feito deixando bem claro o que esperar no que se refere a condições materiais. Neste planejamento deve constar quanto dinheiro há disponível para custos básicos e para passeios, assim como deve prospectar as possibilidades de melhoria quando por exemplo eles se formarem na faculdade.

Muita comunicação, conversa e entendimento pode ajudar para que os problemas financeiros não se tornem problemas de relacionamento.

- Quais as maiores dificuldades que casais tão jovens podem enfrentar na vida a dois?

Cada casal terá sua dinâmica, seus obstáculos, mas é possível que a divergências de valores posa ser significativa. Por exemplo: Quando um ainda está valorizando muito a vida com amigos e o outro quer uma vida em comum, o casamento pode ter problemas devido a fatores que seriam visto como muito “tolos” por casais com mais experiência.

- É possível dizer que há alguma vantagem em se casar tão jovem? Se sim, qual ou quais seriam?

Pode ser que haja várias, uma vantagem seria poder comemorar bodas de ouro sem rugas, mas brincadeiras à parte talvez estes jovens tenham muita certeza de já terem encontrado a pessoa com a qual desejam construir suas vidas e talvez perder tempo possa ser uma bobagem, mas quem vai dizer quem está certo será o tempo.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP