Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Autoconfiança

Entrevista cedida para revista Viva Mais! Editora Abril

Psicologo para tratar autoconfiança

Recuperando a autoconfiança

O que leva alguém a ter baixa autoconfiança?

- Psicologa: A falta de confiança pode surgir depois de experiências mal sucedidas. Muitas vezes nem é necessário um grande fiasco para que a autoconfiança vá por agua abaixo, pequenas frustrações acumuladas podem minar a confiança. Por exemplo, uma criança que é impedida por seus pais a pegar seus próprios brinquedos ou pais que fazem tudo por uma criança podem reduzir autoconfiança desta criança.

Problemas acarretados pela falta de autoconfiança?

- Psicologa: A falta de persistência pode ser o pior problema da baixa autoconfiança. Quando a pessoa não acredita em si mesmo pode se tornar um desistente sem antes mesmo tentar uma única vez.

Diferença entre autoestima e autoconfiança

- Psicologa: Auto estima se refere ao quanto uma pessoa aprecia a si mesmo. A autoconfiança se refere à percepção de ser capaz na realização das mais diversas atividades.

O autoconfiante costuma ter ótima auto estima, mas nem toda pessoa com boa auto estima é autoconfiante porque a auto estima pode se tornar cobrança interna, ou seja, para que uma pessoa continue gostando dela mesmo é necessário não errar nunca – o que poderia ser impossível.

O autoconfiante não liga para pequenos fracassos, ele insiste e sabe que uma hora será bem sucedido.

Elevar a autoestima ajuda a realizar bons atos?

- Psicologa: Auto estima não significa comportamento positivo, creio que pode haver muito traficante com excelente auto estima.

Como recuperar a autoconfiança

- Psicologa: Promovendo atitudes bem sucedidas. Sendo persistente mas sabendo a hora de trocar de objetivo para não se tornar “cabeça dura”. Caso a pessoa perceba que não está conseguindo sozinho um psicologo irá ajuda-lo.

A falta de autoconfiança pode levar à depressão

- Psicologa: Creio que a falta de autoconfiança pode ser um dos elementos principais da depressão, está intimamente ligada à falta de esperança, falta de perspectiva de que algo bom possa acontecer.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O que fazer quando um relacionamento vai mal mas tem medo de ficar sozinha

- Psicologa: Para cada caso terá um caminho diferente, para alguns pode ser aprender a ser amiga de si mesmo, para outros aprender que pode ser muito divertido passar por fases diferentes em sua vida e que ficar sem um amor por um tempo não significa nada permanente mas um período onde pode aprender muito sobre si mesma, etc.

Quando a falta de confiança impede a pessoa de fazer novos amigos

- Psicologa: Novamente cada caso terá um caminho, talvez possa funcionar para alguns aprender técnicas de Habilidades Sociais.

Se a pessoa foi demitida do trabalho e está com a autoconfiança abalada

- Psicologa: Para alguns poderia ser identificar seus pontos fortes para uma nova atividade, identificar o que gosta de aprender e dedicar-se totalmente á isso, não abrir mão nunca do esforço, gostar de se esforçar para uma nova formação, uma nova empreitada ou um novo emprego, etc. 

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP