Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Auto Boicote

 Exemplos de auto boicote:

- Homem abandona família, mas foi exatamente isso que ele prometeu não fazer, porque seu pai havia feito a mesma coisa, e ele sabia o quanto isso pode repercutir negativamente na vida de um filho, mas ainda assim repetiu o mesmo comportamento.
- Mulher troca de namorado, troca de marido, mas a cada troca percebe que trata-se de alguém com características parecidas ao parceiro anterior.
- Homem trabalha junto a um chefe difícil de agradar, não consegue se desligar deste emprego mesmo esse chefe tendo reações e forma de agir parecidas às de seu pai.

Coincidência ou auto-sabotagem? Algumas vezes pode ser coincidências, outras vezes podemos pensar no quanto nós mesmos podemos contribuir para que estas situações continuem ocorrendo.

Psicologo para tratar auto boicoteComportamento repetitivo

Você escova os dentes todos os dias, certo? Se eu lhe perguntar se escovou hoje talvez tenha que pensar. Lembra se fechou a porta hoje? Algumas vezes não lembramos, porque? Porque esse é um comportamento repetitivo e automático. Os comportamentos automáticos nem sempre são realizados com total consciência.

Esquecer de escovar os dentes é um comportamento inofensivo, não haverá danos maiores, mas há comportamentos repetitivos que podem causar danos e não percebemos. Como no exemplo da mulher que se envolve repetidamente com namorado que a trai. Será que 100% dos homens traem, ou 100% dos homens que ela escolhe traem? Porque ela faz isso? Ela quer ser traída? Talvez não, pois ela sofre com isso. Então porque faz isso?

Como nos sabotamos?

Nós podemos nos automatizar. Quando trocamos a marcha do carro não pensamos: “Agora está na hora de pisar na embreagem e trocar de segunda para terceira marcha” Simplesmente trocamos, por quê? Porque aprendemos a automatizar comportamentos, precisamos disso. O problema pode surgir quando automatizamos comportamentos que nos prejudicam. Por exemplo, explodimos primeiro para depois percebemos que estamos acabando com relacionamentos devido a este tipo de comportamento. “Mas eu não consigo parar de explodir. Porque faço isso?” Talvez a reposta seja o auto-boicote. Algumas repetições podem destruir ou frustrar muito.

Outro exemplo: A pessoa que comeu um ovo de páscoa inteiro, nem está mais gostando de comer tanto chocolate, mas continua até se empanturrar e se arrepender de ter comido tanto. Veja o exemplo do homem que trai sua esposa com pessoas que nem são tão importantes assim, mas ele continua nesses relacionamentos sabendo do risco de acabar seu casamento, e acabar por alguém que não significa muito. Porque ele continua nesse ciclo vicioso? Porque ele faz coisas que destroem a própria vida?

Porque a mulher que tinha um namorado agressivo, troca de namorado e arruma outro também agressivo? Muitas vezes repetimos eternamente padrões da infância, mesmo que esses padrões estejam prejudicando nossa vida.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Porque as pessoas repetem e repetem as mesmas coisas?

Cada um tem seu motivo. Porque talvez algumas pessoas tenham aprendido que o tal comportamento de auto boicote seria a coisa certa a fazer. Talvez a família tenha menosprezado as pessoas que faziam de forma diferente. Por exemplo: Em uma casa onde os pais são alcoólatras e a casa é uma bagunça, a criança pode entender que é assim que as casas são. Quando a criança cresce e observa outros estilos de vida pode perceber que o estilo da sua casa não seria o único possível, mas mesmo percebendo a possibilidade de um estilo de vida diferente e mais harmoniosa muitos não mudam. Muitas vezes as pessoas vêm para terapia porque estão com dificuldades em seus casamentos, dificuldades no trabalho, dificuldades em relacionamentos sociais, e não percebem qual foi o inicio disso tudo.

(Este texto foi escrito baseado em minhas experiencias pessoais)

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP