Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Arrependimento

Grandes arrependimentos envolvem ações que podem afetar toda uma vida tanto para quem causou como para quem estava envolvido. Para alguns pode ser um atenuante quando o dano não envolve outras pessoas, creio que quanto maior a empatia mais possibilidade em preservar outras pessoas.

Psicologo para tratar arrependimentoArrependimento x escolhas

Entendo o arrependimento como uma “segunda parte” de um acontecimento. A primeira parte seria a escolha da ação. Muitas vezes não damos tempo para que a fase da escolha seja bem elaborada, podemos escolher rapidamente, intuitivamente. Sinto que estas escolhas rápidas podem oferecer maior satisfação instantânea, pois algumas vezes, ou para algumas pessoas, pensar muito na hora da escolha pode tirar um pouco da graça da coisa. Falar sem pensar, decidir por uma viagem após rápida olhada em um panfleto, aceitar um convite empolgada pelo sorriso de quem convida, comprar algo na primeira sensação de “preciso disto”, oferecer dinheiro sem avaliar tanto a real necessidade do outro como sua disponibilidade para tal, são alguns poucos exemplo de decisões que podem ser tomadas sem um devido amadurecimento.

Ações sem a devida elaboração me faz pensar em opções que oferecem gratificações imediatas sem qualquer consideração pelas consequências a médio e longo prazo, como por exemplo dormir até mais tarde quando se tem um emprego ou escola para frequentar, ingerir alimentos nada saudáveis, fumar, beber além do limite, não interromper o jogo ou festa na hora devida, etc.

Para muita coisa na vida a harmonia e equilíbrio costuma funcionar bem, e por isso pensar demais também pode levar a arrependimentos. Claro que pensar nas opções e suas consequências pode ajudar a encontrar uma boa decisão, mas algumas vezes as opções são tantas e nem sempre há respostas claras e definidas com uma possibilidade que se destaca das demais de forma a ficar muito claro qual a decisão a ser tomada. Às vezes pode não ser tão fácil de identificar consequências. Pode não ser fácil calcular de antemão, por exemplo, qual carreira escolher, as opções podem ser muitas, pode-se escolher algo que ofereça maior remuneração, mas e se depois de alguns anos esta carreira não oferecer mais as mesmas oportunidades? pode-se escolher algo que ame fazer, mas e se os interesses mudarem ou se não conseguir remuneração mínima necessária? pode seguir a carreira dos pais, mas e se esta função estiver em declínio devido a novas tecnologias? Já ouvi muitos falarem que “a pior decisão é não decidir”. Creio que a paralisia pode ocorrer justamente quando há muitas opções e o medo do arrependimento for grande.

Arrepender-se do que fez ou do que não fez

Há quem diga que a passividade pode causar mais arrependimento do que a ação, seja ela qual for. Será? É possível que quem diga isso esteja pensando na dinâmica da vida. Vida é movimento e estagnação não costuma combinar com bem estar. A busca de novidades, experimentar coisas novas costuma oferecer algumas doses de satisfação. Talvez por isso, em algumas situações, pode ser que fazer algo e arrepender-se pode oferecer experimentos e aprendizado e assim mais riqueza para vida do que a passividade, contanto que as consequências não sejam desastrosas.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O Psicólogo e o arrependimento

Algumas vezes um psicólogo pode ajudar no que se trata de arrependimentos ou medo de arrepender-se. Uma pessoa em estado de arrependimento pode ter dificuldade em entender o porquê de ter feito tal coisa, o que a levou a isso, seria insegurança? Impulsividade? Outros medos a impulsionam a fazer coisas das quais se arrepende depois? E agora, como lidar com o fato ocorrido? Há algo a ser feito?

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP