Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Apavorada ao fazer exames

Se o médico pede exames, eu fico apavorada antes mesmo do resultado chegar. O que acontece comigo? 

PSICÓLOGO : Você pode ser ansiosa e sofrer da síndrome do “E se?”. Este pavor que você sente quando o médico pede exames pode ter um “e se” implícito que talvez possa ser algo assim: “e se eu descobrir que tenho uma grave doença”.

Muitas vezes as pessoas não identificam este “e se” implícito, simplesmente se apavoram e não conseguem pensar em mais nada. Um dos caminhos para você deixar de sofrer desproporcionalmente poderia ser treinar seus pensamentos a serem mais sensatos, não deixar estes “e se” te dominarem.

Psicologo para tratar medo ou pavor exame

A ansiedade pode fazer você acreditar em todos estes “e se” não te permitindo perceber que 99% de nossas preocupações podem ser infundadas.

Liste todas as situações de seu passado onde ficou muito preocupado, e ao lado anote qual foi o desfecho das situações. Você poderá perceber que de cada 100 vezes que pensou que, por exemplo, perderia o emprego, estava sendo traído, tinha uma grave doença, etc, apenas poucas vezes este pensamento foi verdadeiro. E a cada susto desnecessário você gerou stress que te deixou mais debilitado e conseqüentemente com menor capacidade de reação para as próximas situações. Outros exemplos de pensamentos ansiosos muito comuns: “E se não gostarem de mim? E se eu ficar pobre a acabar na miséria? E se eu for mal na prova? E se eu passar mal?”. Todo psicólogo percebe em sua clinica o quanto esse pensamento é paralisante. Este pensamento disfuncional bloqueia a capacidade de resolução de problemas. Você pensa apenas o que pode acontecer de pior. E mesmo que as coisas estejam bem ainda assim esse tipo de pensamento pode tirar o prazer de desfrutar as coisas boas da vida, pois você ainda fica pensando nas coisas que poderiam dar errado.

Você pode estar pensando: “Mas, coisas ruins realmente acontecem!” Sim claro, mas tem gente que potencializa além do real a probabilidade de alguma coisa dar errado. É provável que você não passe na prova? Sim, mas se você se deixar paralisar pelo pensamento de ser reprovado talvez não tenha energia para estudar, e assim acaba tornando uma profecia que se auto realiza.

Quando você conta que nem vai ao médico, ou quando não quer nem saber de ouvir a resposta dos exames, o que deve passar na sua cabeça pode ser algo assim: “E se o médico disser que terei que passar por uma cirurgia. E se tiver que ficar no hospital muito tempo. E se perder o emprego por causa disso. E se nunca mais conseguir outro trabalho.

E se ficar na miséria sem trabalho? Alguns podem, por causa de uma pequena dor, desenhar um panorama catastrófico. Tem muita gente que deixa de ir ao médico por pura ansiedade. Tem gente que não voa de avião nem quando necessário pois pensam: “E se o avião cair”. É comum que a pessoa fique prestando atenção a tudo quanto é noticia de queda de avião. “Tá vendo. Caiu um avião!” . Mas não percece todos os milhares de vôos bem sucedidos. Isso se chama Atenção seletiva - quando você presta atenção a tudo o que confirma a sua teoria e descarta todas as informações positivas. Alguém já ouviu o jornal dizendo “neste mês não houve nenhum acidente de avião”? Por mais que seja verdade o noticiaria pode estar mais interessado em passar as noticias negativas.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP