Skip to main content

Blog


Estou realmente doente ou será que é hipocondria ?

Reconhecer as sensação do próprio corpo é importante para identificar ferimentos, e doenças. Mas a hipocondria pode agir como uma interferência em nossa percepção. Como identificar e nos precaver com equilíbrio, em especial neste momento de pandemia do novo coronavírus?

Reconhecer as sensação do próprio corpo é importante para identificar ferimentos, e doenças. Mas a hipocondria pode agir como uma interferência em nossa percepção. Como identificar e nos precaver com equilíbrio, em especial neste momento de pandemia do novo coronavírus?

Achar que está sempre doente pode significar que há de fato uma doença física existente ou talvez seja só uma inquietação injustificada. Ou ainda, a mania de achar que se está doente pode ser sintoma de transtornos psíquicos ocultos.

  • O que é uma pessoa hipocondríaca?
  • Como superar a hipocondria?

O que é uma pessoa hipocondríaca?

Uma pessoa com hipocondria é alguém sempre preocupado(a) com sensações e dores no corpo que, em geral, são imaginárias. A pessoa pode consultar um clínico geral por causa de dores ou sensações estranhas.

Buscando atendimento médico a pessoa pode se consultar com vários profissionais da mesma especialidade esperando que alguém desvende seu diagnóstico. Na verdade, mesmo diante de resultados negativos de exames diversos o temor de que seus problemas nunca serão corretamente identificados e tratados pode aumentar.

A psicanálise, por exemplo, entende que existe um redirecionamento de energia pra dentro de si, do próprio corpo. Uma energia psíquica que estava voltada para o mundo externo, para as outras pessoas se torna represada internamente.

Uma pessoa pode se preocupar demais com alguma doença específica, como contrair o vírus HIV, da aids, por exemplo. Atualmente a preocupação com a COVID-19 pode gerar um quadro de hipocondria na atual pandemia.

A hipocondria envolve ansiedade e frustração. A hipocondria pode ser uma tentativa de controle de si e do mundo.

A pessoa pode se sobrecarregar e exibir indícios de transtornos mentais como sintomas somáticos e transtorno de ansiedade, atualmente utilizados para se referir ao quadro de hipocondria.

Como superar a hipocondria?

Caso você perceba que está se tornando uma pessoa obcecada com a ideia de doenças que não consegue identificar, e mesmo especialistas médicos(as) não concluem um diagnóstico preciso, e tal preocupação se tornou uma compulsão que intervêm em sua rotina é hora de procurar ajuda profissional.

A hipocondria é um problema real e pode ser manifestação de outras questões ignoradas.

Busque ajuda com um(a) psicólogo(a). Em nossa clínica diversos profissionais estão disponíveis para lhe ajudar a encontrar o alívio que procura.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência:

LEADER, Darian. O que é loucura?: Delírio e sanidade na vida cotidiana. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2013.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.