Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Tratamentos para Hipocondria

A psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento da hipocondria. Seus objetivos são a minimização ao papel de doente e a busca por melhor qualidade de vida, através da diminuição de sintomas físicos, de consultas e do consumo de medicamentos.

BAIXE GRATUITAMENTE EBOOK TRATAMENTOS PARA HIPOCONDRIA

Na abordagem cognitivo-comportamental a pessoa também é auxiliada a reconhecer as causas de seu comportamento ansioso e a lidar com ele de maneira mais saudável. Além disso, há uma faceta educativa, que busca elucidar o que é a hipocondria, e como lidar com ela- também para a família da pessoa assistida na terapia.

A psicoterapia psicodinâmica também demonstra bons resultados, especialmente em pacientes que se sujeitam a um tratamento mais prolongado e conseguem perceber aqueles elementos inconscientes que vão além dos sintomas.

O tratamento da hipocondria na abordagem psicanalítica, especificamente, pretende verificar o papel dos sintomas com relação ao corpo da pessoa atendida e ser investimento em si mesma e no mundo, para se desenrolar o fio de significados  sobre como as relações consigo e com os outros podem estar negativamente impactadas por construções internas invisíveis.

Quanto ao tratamento farmacológico, observa-se que os antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina, são classicamente usados nos quadros somáticos dolorosos.

Algo que permanece controverso é se a redução da dor ocorre pela ação antidepressiva ou pela existência de um efeito independente, analgésico direto, talvez por estimular as vias eferentes inibitórias da dor.

Marisa de Abreu Alves

Referência:

PAULIN, Luiz Fernando; OLIVEIRA, Tereza Calheiros. Transtornos somatoformes. Rev Bras Med, v. 70, n. 11, 2013.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais