Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Novas formas de entender a depressão

Na depressão a pessoa pode sentir que sua vida ficou "sem cor", atividades antes prazerosas agora ocorrem de modo distante- se ocorrerem de todo. Não é como a tristeza que passa, não é tolice ou "frescura". Essa tristeza que nos isola de nós mesmos é uma doença chamada depressão. A depressão é atribuída geralmente a desequilíbrios químicos do nosso corpo, nosso cérebro, e que afetam nossa vida de maneira irresistível.

Às vezes a mídia repercute algum caso de um famoso que sofria de depressão e chegou ao extremo de se suicidar. A divulgação ajuda na discussão da depressão e suas manifestações, causas e tratamentos na sociedade.

É necessário o acompanhamento profissional pois a pessoa sozinha não consegue lidar com os sintomas e sua remissão. Seja um desequilíbrio químico que possa ser tratado com medicação ou uma dificuldade psicológica que pode se beneficiar de uma psicoterapia, ou ainda, um quadro de sintomas que pode se beneficiar de um tratamento que conte com as duas abordagens.

A família também é atingida quando um de seus membros apresenta depressão. E não é raro que surjam dificuldades entre a pessoa deprimida e o seu cônjuge, seus filhos, ou mesmo seus pais. O surgimento de pensamentos negativos, a tristeza e a falta de esperança podem, inclusive, retardar o tratamento. Nesse sentido, a família pode incentivar a pessoa, acompanhá-la nas consultas e conscientizá-la de que os resultados podem demorar algum tempo, mas que serão positivos.

A família deve saber que a depressão não surge por culpa da pessoa e que observar os sintomas, discutir as emoções e as dificuldades do deprimido pode ajudar muito no tratamento. A evolução e a recuperação do indivíduo deprimido dependem muito do apoio e compreensão de seus familiares.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2