Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

  • Início
  • Preciso de psicólogo pra isso?

Preciso de psicólogo?

 

Preciso de psicologoAntes de procurar um psicólogo pode haver um questionamento, saudável:

- Será que isso passa sozinho?

- Será que uma conversa com amigos não resolveria?

- Será que passar meus problemas a um psicólogo resolve alguma coisa?

- Porque tenho que pagar para só falar com alguém?

Todas estas dúvidas podem adiar o tratamento. Algumas vezes este adiamento pode significar um momento necessário de amadurecimento, outras pode significar aumento do sofrimento, como por exemplo quando a questão que necessita de tratamento não foi atendida, como por exemplo depois que a síndrome do pânico, a depressão, o descontrole emocional ou comportamental causou prejuízos.

- Será que isso passa sozinho?

Assim como uma leve dor de estomago pode passar sozinho, ou um braço torcido pode se recuperar sem um médico algumas questões emocionais podem passar sozinhas. Os parâmetros são os mesmos, ou seja, se for algo sem gravidade pode sim passar, mas algumas vezes não conseguimos identificar o que é leve e o que não é. Assim como o braço dolorido que pode ser algo sem maiores consequências mas também pode ser uma síndrome do carpo que requer tratamento especializado.

- Será que uma conversa com amigos não resolveria?

Amigos são ótimos e precisamos deles para todas as horas. Mas seria interessante saber usar esta amizade até mesmo para analisar a necessidade de ajuda profissional quando necessária.

- Será que passar meus problemas a um psicólogo resolve alguma coisa?

A psicoterapia ou psicanálise não se limita a “falar ou informar” o psicólogo de seus problemas. O psicólogo aplica técnicas que podem te ajudar a raciocinar de forma mais sensata e clara, pode ajudar a chegar as suas próprias conclusões conforme os seus valores pessoais – ou seja, o psicólogo não impõe os próprios valores e pensamentos mas pode te ajudar a identificar a sua verdade interna.

- Porque tenho que pagar para só falar com alguém?

Eu percebo que ainda pode existir dificuldade em reconhecer o trabalho subjetivo. E não se trata só de psicólogos não, médicos, advogados e engenheiros também passam por isso. As pessoas pensam “Poxa vida o que custa me dar sua opinião?”. Mas a verdade é que não se trata de opiniões, mas da aplicação de conhecimento.

Tópicos curtos:

Preciso de psicólogo ou psiquiatra? O psicólogo fará o atendimento emocional, comportamental, psicológico enfim. O psiquiatra fará o atendimento da parte orgânica, ou seja avaliará a necessidade de medicamentos. Para saber qual seria sua necessidade você procurar qualquer um dos profissionais, pois ele saberá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você.

Eu preciso de psicólogo? Imagino esta pergunta sendo feita em situações onde questões emocionais, comportamentais, dúvidas estejam ocorrendo. E alguns casos clínicos a necessidade do psicólogo pode ser mais aparente como nos quadros de TOC, depressão, etc. Mas em situações como dificuldade em lidar com uma traição por exemplo pode gerar mais dúvidas. O importante é saber que o psicólogo será acolhedor em qualquer momento de insatisfação com qualquer aspecto psicológico.

Preciso de psicólogo urgente. Nesta grande equipe a possibilidade de agendamento de horário para o mesmo dia é bem grande. Conte conosco.

Porque preciso de psicólogo? É comum que familiares digam que alguém precisa de psicoterapia, ou de tratamento psicológico quando a própria pessoa não enxerga esta necessidade. Creio que vale a pena avaliar a dica e verificar se estas pessoas estão dando esta dica pelo seu bem ou se estão usando este argumento como acusação.

Preciso de ajuda psicológica? Imagino esta pergunta sendo feita em situações onde questões emocionais, comportamentais, dúvidas estejam ocorrendo. E alguns casos clínicos a necessidade do psicólogo pode ser mais aparente como nos quadros de TOC, depressão, etc. Mas em situações como dificuldade em lidar com uma traição por exemplo pode gerar mais dúvidas. O importante é saber que o psicólogo será acolhedor em qualquer momento de insatisfação com qualquer aspecto psicológico.

Como saber se preciso de psicólogo? Muitas vezes a decisão pela terapia é interna, ou seja, você pode identificar por si mesmo a vontade de ser acompanhado por um psicólogo que o atenderá para tratar de qualquer questão que deseje colocar, seja ela dúvidas, dificuldades emocionais, de relacionamento, relacionadas ao trabalho, sintomas psicológicos, etc.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP