Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Influencia dos pais

Entrevista cedida para Jornal da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Amor de pai

Psicologo para tratar influencia dos paisDe acordo com uma pesquisa norte-americana (http://hypescience.com/amor-de-pai-e-uma-das-principais-influencias-na-personalidade-humana/) o amor do pai tem grande influência na personalidade dos filhos. Qual a opinião da senhora sobre o assunto?

Psicóloga: A personalidade de cada pessoa é composta tanto por herança genética, como as informações recebidas das pessoas próximas mas também tem uma boa dose da própria pessoa, ou seja, independente da forma como a família seja ou das informações que recebeu cada pessoa tem sua própria expressão.

O pai pode ser uma das figuras mais importantes, junto com a mãe correspondem a um grande “centro de informações” sobre como lidar com as diversas situações da vida. Isso não quer dizer que quem não foi criado com seu pai teria necessariamente uma lacuna em sua formação, pois o papel do pai ou as informações que um pai passaria para criança pode ser transmitidas por outras pessoas de seu convívio quando na ausência deste pai.

Qual a importância da figura masculina (paterna) no desenvolvimento dos filhos?

Psicóloga: Cada pai terá sua forma de educar e conviver com seus filhos e sendo assim cada um oferecerá uma influencia. O pai costuma ser aquele que mostra aos filhos como ser proativo, como ir atrás de suas metas. O homem costuma ser o provedor e esta posição dá exemplos de comportamento aos filhos quanto a responsabilidade e comprometimento com a família. Uma criança que tenha recebido estas informações, mesmo ninguém tenha dito a ela que ele deve ser responsável, apenas ver a postura do pai e preocupação em estar empenhado no bem estar da família já poderá ter influenciado esta criança.

De que forma as crianças podem ser afetadas quando não têm o amor paterno e o materno?

Psicóloga: Nem sempre a falta de um dos pais, ou dos dois, afeta a criança, considero possível uma criança crescer com outras pessoas que ofereçam o amor e cuidados que a criança precisa de forma a não haver prejuízos emocionais. A falta de amor pode fazer com que a criança se sinta menos merecedora de atenção e talvez surjam deficiências emocionais.

Quais são os principais problemas quando há falta de amor dos pais?

Psicóloga: A falta de amor pode provocar muitas consequências. Para algumas pessoas podem até ser consequências positivas, pois nada impede que uma pessoa que não teve amor de seus pais decida compensar em sua vida adulta e promover o máximo de amor entre as pessoas com quem formar novas famílias.

Mas as consequências negativas podem ser bem desastrosas pois algumas pessoas podem concluir (erroneamente) que o fato de não receberem amor de seus pais seria uma prova de que eles são de alguma forma “defeituosos”, culpados ou merecedores da rejeição.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Os pais exercem influência em nossa personalidade? Até que momento da vida se verifica a influência ? Somos herdeiros do que é ruim ou o comportamento pode ser desvio do nosso caráter?

Psicológo: Nossa personalidade é o resultado da influencia de:

Genética

Ambiente, e

Você mesmo.

Genética: Há evidências bastante fortes de que boa parte de nosso comportamento é determinada geneticamente. Gêmeos idênticos criados separados, por exemplo, quando um sofre de depressão há grande probabilidade do outro também sofrer. Filhos de pais depressivos tem mais chance de ser depressivo, etc.

Ambiente: Aí entra com muita força a influência dos pais. Tudo o que eles ensinaram de forma intencional ou não, falando ou demonstrando, vai formando a sua personalidade. Mas não só os pais, tudo o que você vive na primeira infância, principalmente, é muito importante para a formação da sua personalidade, então professores, tios, colegas, todos tem importância.

E por fim você mesmo: Ou seja, por mais que tenha vivido desta ou daquela forma, a sua cabeça tem uma boa independência. Ou seja, as sua conclusões, interpretações, percepções são individuais e você tem boa dose de responsabilidade pelo que se tornou.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP