Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Importância em ser notado

 "Não percebem que existo"

Já ouvi a frase acima de algumas pessoas. Passar em branco pela vida pode ser decepcionante para alguns. Entrar e sair de lugares, grupos, festas, empresas e não conseguir se relacionar com as pessoas pode frustrar. Não deixar marcas, não ser lembrado pode significar para algumas pessoas que não tiveram importância para alguém, imaginam que ninguém percebeu o quanto poderia ter sido amiga, conselheira, amante, companheira para bons papos, troca de informações ou até de conhecimentos.

Eu fico pensando no quanto poderia haver de participação desta pessoa que se sentiu excluída, pois as vezes uma pessoa pode ser excluída pelo grupo mas em outras a própria pessoa se exclui. Também penso no quando poderia haver de trabalho para que ela possa se sentir inserida nos grupos onde deseja relacionamento.

Psicologo para tratar a importancia em ser notadoSer notada de forma negativa

Para alguns, pior do que ser “transparente” seria ser notada de forma negativa. Em minha experiência, já conheci pessoas que na tentativa de fazer valerem suas opiniões acabaram apresentando comportamentos exagerados, talvez por ansiedade ou talvez por falta de saber identificar como o outro reagiria às suas colocações não conseguiu se colocar da forma como gostaria. Alguns demonstram muito receio de serem lembrados de forma pejorativa.

Algumas tentativas, caso não represente a verdade desta pessoa ou não leve em consideração a possibilidade de empatia com os demais, pode fornecer efeito contrário ao esperado, por exemplo:

Maquiagem ou roupas extravagantes que não tem nada a ver com a personalidade pode ser uma forma encontrada por alguns para se sentirem expressivos. Não digo que esta pessoa não tenha o direito de ter um estilo diferente, mas se fizer algo extravagante sem que isso a deixe confortável poderá obter resultado oposto ao desejado.

Usar agressividade na voz ou nos atos. Lutar por seus direitos não significa se se coloca-los de forma agressiva obterá, necessariamente, mais resultados.

Reclamar quando não for correspondido pela pessoa com quem tenta amizade. Reclamar pode ser considerado um desabafo mas talvez não seja um caminho para obter o que deseja. Qual seria o sentimento da pessoa que recebe reclamação daquele que deseja sua amizade?

Cobrar o mesmo retorno das pessoas a quem você ofereceu algo. Seria muito bom que se depois de uns dia você também recebesse algo positivo da pessoa a quem você ofereceu algo positivo, mas nem sempre isso acontece. Esta pode ser uma situação a ser amadurecida e compreendida como obstáculos possíveis no caminho de obter atenção desejada.

Tentando ser notado por ele (ou ela) - "Desculpe por existir"

Alguns sofrem considerando que todo fracasso em relacionamentos, ou em ser percebido, tem uma unica causa, eles mesmos. Creio que os relacionamentos são um tanto complexos e não seria útil simplificar. Cada pessoa tem aspectos que valorizam nas outras pessoas, e valores que podem mudar conforme o momento de cada um. Portanto algo que pode ser interpretado como muito interessante num dado momento para uma determinada pessoa, pode não ter o mesmo valor em outra pessoa ou momento. Mas de toda forma vamos considerar que mesmo as pessoas mais maravilhosas, provavelmente, não são unanimidades, sempre tem os que não se conectam com elas.

Ser notada por amigos, colegas de trabalho ou por futuros namorados?

Pode ser diferente a forma de se colocar diante de pessoas que lhe interessam de formas diferentes, por exemplo como amigos, como colegas de trabalho ou para relacionamentos amorosos. Um mal entendido neste sentido poderá dificultar fazendo a pessoa entender que pode haver um ótimo relacionamento, mas não da forma desejada.

Quero ser notada de forma positiva

Quem deseja se esforçar para conquistar algumas habilidades sociais pode ter utilidade em observar alguns aspectos a fim de ser notado de forma positiva, como por exemplo:

Tom de voz adequado para cada ocasião de forma a expressar a mensagem que interessa. Capacidade em expressar sentimentos, pois as pessoas podem ter mais facilidade de conexão quando entendem e percebem os sentimentos alheios. Iniciativa pode ajudar quando o outro está tímido em iniciar uma conversa por exemplo. Olhar de frente, talvez não seja necessário "olhos nos olhos" mas talvez possa impedir de ser interpretado como uma pessoa que evita contato. Elogios podem ajudar, mas acredito que podem dar melhor resultado quando sinceros. Manter opções de temas a serem conversados em reuniões sociais pode ajudar a não esfriar a conversa. Ser presente pois creio que quando alguém não comparece pode ser interpretado como não tendo interesse em interações sociais. Ansiedade também pode ser um fator de impedimento, portanto avaliar a possibilidade da ansiedade não estar permitindo a interação social que deseja. Como ser notado, por todas as pessoas

Como ser notado por todas as pessoas

Acredito que o esforço pode ser dirigido para esta meta a ainda assim obter um comportamento natural. Em primeiro lugar é preciso identificar a presença de fatores limitantes, como por exemplo timidez exagerada, falta de habilidades sociais, etc, para que assim o psicólogo consiga aplicar as técnicas mais eficientes para cada caso.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Psicoterapia para tratamento quando alguem precisa ser notadoEntrevista cedida para o site da Rede Record – R7

Sentimentos após exposição do próprio corpo

R7: Percebemos que muitas mulheres mudam seu comportamento após terem seus corpos expostos em revistas masculinas. Algumas ficam mais recatadas, mudam de estilo e até ficam mais gordas e menos exuberantes. Sendo assim, gostaria de saber:

1) Por que pode ser impactante ver nosso corpo exposto em uma foto?

Psicóloga: Nem sempre nossa percepção é apurada quanto ao nosso próprio corpo. Em algumas pessoas isso vai ao extremo como nos casos do transtorno dismórfico corporal onde uma pessoa magra percebe-se como muito gorda e mesmo a sua imagem no espelho não a convence de seu real tamanho, tanto é que ao pedirmos que a pessoa com este transtorno desenhe seu próprio corpo irá desenhar um corpo totalmente diferente do seu.

Mas, mesmo sem ser portador deste transtorno é possível que haja impacto ao se ver em uma foto, pois se trata de um registro fixo (diferente da imagem no espelho) onde nem sempre nos reconhecemos.

Quando de trata de exposição deliberada em fotos nuas para uma revista masculina pode haver tanto a não identificação daquele corpo com o corpo que ela imagina que tinha e nem com a personalidade que ela percebe que tem com a apresentada na foto. Talvez as dicas do fotografo, orientações para as poses, coloquem este mulher em um papel que não demonstra sua real personalidade.

Talvez a motivação para posar para estas fotos pode deixar de ter significado em outros momentos.

2) Como a mulher reage ao ter sua intimidade exposta para vários estranhos?

Psicóloga: As possibilidades de reação são tantas quanto o numero de mulheres posando para fotos nuas. Algumas podem sentir orgulho de si mesmas de seu corpo e beleza, outras podem gostar de transgredir as normas sociais e realizar algo que imagina sere tabu, outras podem perceber que a decisão foi péssima, pois o que parecia demonstração de auto estima pode ser visto em outro momento como um caminho para ser mal interpretada pelas outras pessoas.

Algumas pessoas podem ter muita dificuldade em lidar com criticas e acusações, e atos ousados, como posar nua, podem ser expostos à julgamentos alheios.

3) Por que algumas mudam o estilo, ou seja, passam de um símbolo sexual para uma mulher recatada, após posarem para essas revistas?

Psicóloga: Talvez seja uma forma de responder ao possível julgamento das pessoas, seria uma forma de dizer “você está enganado, não sou essa pessoa que imaginou, sou uma pessoa integra e já que você me julgou por meu corpo e roupas que usei nas fotos estou com um novo visual para que me considerem uma pessoa diferente”.

4) Muitas celebridades nem gostam de lembrar que posaram nuas. Quais sentimentos negativos podem surgir após tamanha exposição?

Psicóloga: Um ato ousado poderá ser vitima de acusações. A mulher que posou nua pode receber muitas criticas. As pessoas podem considerar que se ela expôs seu corpo também cedeu o direito de que avaliem cada centímetro de seu corpo e personalidade. Quem não estiver preparada para receber criticas poderá estar muito sensível para reviver justamente os comportamentos que mais foram criticados.

5) Como as famílias devem lidar com possíveis comentários sobre a exposição de uma parente?

Psicóloga: A sociedade pode considerar a família responsável pelos atos de cada um de seus membros. Se uma pessoa foi muito bem sucedida poderá ter sua família parabenizada, se foi criminosa poderá ter sua família recriminada. Acredito que a família participa mas não determina o comportamento de cada um de seus membros, mas ainda assim os próprios membros podem ser sentir responsáveis.

Talvez uma boa forma de lidar com os comentários possa vir de uma boa elaboração interna quanto a sua participação nos atos da parente que se expôs. Quanto mais responsável ele se sentir mais poderá ficar furioso com comentários negativos ou envaidecido com os comentários positivos.

6) E os filhos? É melhor contar logo a verdade ou ignorar o fato das fotos nuas?

Psicóloga: Acredito que todo comportamento significativo pode ter chance de melhores respostas dos filhos quando a verdade for colocada. Fazer “cara de paisagem” para algo que terá grande repercussão pode ser o mesmo que considerar os filhos incapazes de lidar com qualquer situação fora da rotina.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP