Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.
  • AGENDAR AGORA

    AGENDAR AGORA

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

Psicologia para lidar com as adversidades da vida!

 

 

Não importa a classe econômica, faixa etária, gênero ou onde você esteja, sempre haverá adversidades da vida para as quais você se sentirá despreparado.

Veja a atual pandemia de COVID-19 que pegou o mundo de surpresa e trouxe desafios diários para todos nós, mexendo com nossas rotinas e com nossos conceitos de segurança e conforto.

Dificuldades financeiras, emocionais, de relacionamento e tantas outras que nos afligem podem contar com auxílio de profissionais qualificados em diferentes áreas para nos aconselharem em um momento crucial ou nos mostrarem saídas que sequer imaginaríamos sozinhos.

Aí também se encontra a psicologia com suas diferentes abordagens e técnicas especializadas em diferentes aspectos da vida humana e que podem ter aplicação prática, promovendo um alívio, às vezes imediato, para questões internas que nos afligem.

cta agende consulta

 

Psicoterapia e adversidades

Como lidar com as adversidades da vida?

Uma das maneiras da psicologia nos ajudar diante das adversidades da vida é com a psicoterapia, uma terapia que envolve a conversa entre psicoterapeuta e seu cliente num espaço reservado onde se busca a promoção do autoconhecimento e do bem-estar.

Esse procedimento é popularmente ilustrado com um consultório psicanalítico: o analista em sua cadeira de costas para o cliente, deitado num divã verde enquanto fala livremente sobre vários assuntos.

Essa imagem parece já ser parte do nosso imaginário coletivo, e apesar de alguns exageros ficcionais ocasionais em cinemas e outras mídias, ainda traz uma cena que pode ser encontrada em alguns consultórios e clínicas.

O fato é que “psicoterapia” inclui inúmeras práticas e organizações, com seus respectivos papéis e dinâmicas.

Terapia cognitiva comportamental

A terapia cognitiva comportamental, ou TCC, é uma abordagem teórica técnica que busca lidar com pensamentos e comportamentos que podem provocar ou manter algumas das tais adversidades da vida.

A TCC busca agir sobre essas dimensões de maneira a tornar a vida da pessoa menos difícil, ou mais adaptada à sua realidade e possibilidades.

Os principais manuais de saúde mental do mundo indicam a TCC e suas vertentes como abordagens terapêuticas de primeira linha para lidar com inúmeros transtornos mentais. Existem técnicas na TCC que visam à construção de uma atenção plena, desprovida de julgamento e voltada curiosamente para a atualidade da vida, no aqui e agora, e que buscam proporcionar um espaço para se observar tudo o que acontece sem reação.

Outras ferramentas se referem a treinamentos comportamentais e cognitivos para promover pensamentos e ações mais adaptados e sadios.

Diferente de abordagens psicodinâmicas, que buscam modificar e se aprofundar na estrutura da personalidade de seus clientes, a TCC parece mais focada nas adversidades da vida presente de seus pacientes, trazendo um ar mais prático à sua dinâmica.

Isso faz com que ela ofereça técnicas com instruções evidentes que ajudam muitas pessoas a se darem conta do seu progresso diante do tempo de maneira mais evidente.

Psicanálise

Outra abordagem psicológica que pode ajudar a lidar com as adversidades da vida é a psicanálise.

Essa teoria e técnica nasceu no final do século XIX, mas tomou a forma popular pela qual ficou conhecida na primeira metade do século XX.

Criada por Sigmund Freud a partir da sua experiência com pacientes neuróticos, e que contou com diferentes fases de seu desenvolvimento, incluindo tratamento por hipnose, a psicanálise pretende analisar a psicodinâmica individual do analisado e ajudá-lo a ressignificar algumas experiências e disposições internas.

A principal técnica utilizada é a associação livre, que pretende colocar a pessoa num estado de relaxamento tal que ela se sinta à vontade para contar o que vier à sua mente de maneira irrestrita, revelando conflitos inconscientes que interfiram na sua vida desperta.

Usualmente a psicanálise exige um encontro semanal e não prevê um número máximo de sessões.

Mas há formas mais curtas de tratamentos psicodinâmicos sendo propostas desde a segunda metade do século XX, e escolas com modelos mais simplificados de psicanálise, como a escola da psicologia do ego, defendida por Anna Freud.

cta agende consulta

 

Encontre ajuda para lidar com as adversidades da vida

Como superar as adversidades e criar autoconfiança?

As adversidades da vida podem se relacionar a hábitos prejudiciais a si mesmo ou outros, como autocuidado deficiente, envolvimento em relacionamentos tóxicos, ou autodepreciação etc.

A psicologia pode lhe ajudar a encontrar os problemas reais que trazem uma vivência de sofrimento em sua vida e a superar desafios cotidianos.

Promover a conscientização e hábitos mais benéficos para si e a sociedade é um dos papéis da psicologia.

Além da TCC e da psicanálise há várias outras psicoterapias e práticas da psicologia que podem se dirigir a sua condição e necessidade atuais.

Para encontrar apoio para lidar com as adversidades da vida, busque um psicólogo.

Agende sua consulta conosco.

Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)