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Encontre o profissional para ajudar com fadiga mental

 

A fadiga mental pode se traduzir como a sensação de que não conseguimos nos concentrar e mesmo as pequenas tarefas parecem exigir um esforço hercúleo para sua realização.

Tarefas simples e cotidianas parecem requerer o dobro de atenção, como reler o mesmo paragŕafo de um livro várias vezes, ou pensar numa resposta para uma interação numa rede social, por exemplo.

Essa percepção é como a que temos após um grande esforço físico, como caminhar ou correr por um trecho longo, ou após um exaustivo treino na academia.

Nossas pernas, e nosso corpo, no geral, podem ficar doloridos e só desejamos nos jogar num sofá ou na cama e descansarmos por horas.

O que causa a fadiga mental?

A fadiga mental é um fenômeno complexo e normalmente não é causada por um só fator. Os fatores que contribuem podem ser físicos- como má nutrição, falta de sono, ou desequilíbrios hormonais- ou cognitivos- você pode ter exigido demais do seu cérebro.

Manter sua atenção sobre uma tarefa intelectual por muito tempo, ou dividir sua atenção em diferentes atividades, ou preocupações pode gerar um desgaste mental que só é sentido no final do dia.

Ficar pensando em todas as decisões que tem de tomar, as informações que tem de processar, os e-mails que tem de responder, as tarefas que deve acompanhar, aquelas que ainda tem de dar conta em determinado prazo etc..

E para piorar a situação, pode haver uma preocupação constante com tarefas, que pode ser tão mentalmente exigente como realizar uma atividade de fato.

Isso significa que mesmo enquanto você procrastina há um custo para sua mente, que se envolve nessa atividade “cognitiva”.

Outro fator que pode disparar um evento de fadiga mental pode ser o contexto social em que se está inserido, como o da atual pandemia de COVID-19 com medidas de segurança inéditas para nossa cultura e uma atmosfera de incertezas, especialmente em nosso país.

Isolamento social

A estafa mental também pode ser causada em parte pelo nosso atual contexto que traz a contribuição do isolamento e do distanciamento social enquanto indicações de segurança sanitária na nova emergência da pandemia.

O isolamento social (ou a percepção da solidão) é um fator de risco que pode levar ao declínio cognitivo geral, declínio cognitivo mais rápido, pior habilidade executiva, mais percepções negativas e depressivas e maior sensibilidade a ameaças sociais.

Essas diferenças de atenção e cognição afetam as emoções, a tomada de decisões, o comportamento e a comunicação interpessoal.

Além disso, essas medidas podem levar à associação entre solidão e declínio cognitivo e, mais geralmente, entre solidão e doença.

Desse modo, a estafa mental pode se ligar a um variado número de situações e que no nosso momento atual podem se agigantar criando diversas complicações em nosso cotidiano.

A dificuldade em lidar com demandas sociais e individuais e, mais do que isso, encontrar o equilíbrio sadio entre diferentes exigências e dimensões pode nos deixar exaustos.

Assim, para encontrar um caminho do meio possível para sua realidade e potencialidade, você pode contar com um psicólogo que poderá lhe ajudar a encontrar uma medida saudável de atividade e descanso em sua vida, diminuindo sua estafa mental e evitando uma crise de burnout.

 

Terapia cognitiva comportamental para estafa mental

Como tratar fadiga mental?

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é uma das alternativas de tratamento psicológico capaz de lhe ajudar a lidar com a estafa mental e suas consequências.

Essa modalidade é mais indicada para pessoas capazes de uma boa sensopercepção sobre si mesmas e que tenham uma postura curiosa e ativa para buscar soluções e ajuda quando necessário.

Ela trabalha crenças e comportamentos disfuncionais e ajuda a melhorar a autopercepção e o autoconhecimento, com foco no momento presente e em dificuldades pontuais.

O método de trabalho da TCC, como o de outras psicoterapias, propõe uma colaboração entre psicoterapeuta e paciente para construírem alternativas mais adaptadas e saudáveis para o cliente levar para sua vida cotidiana.

A TCC e outras psicoterapias podem promover mudanças de hábitos, sejam aqueles de comportamentos, de pensamentos ou crenças que mantemos, que podem arejar nossa mente e nos dar uma energia extra.

Encontre um profissional capacitado

Como vimos, a estafa mental é um evento intrincado que pode demandar ajuda especializada para desfazer suas consequências que se entranham em nosso dia a dia, muitas vezes de maneira silenciosa.

Sinais de cansaço extremo e dificuldade de executar tarefas, especialmente as intelectuais, podem ser sinais de estafa mental ou ainda de algum mal orgânico.

Desse modo, se você identificar os sintomas como relacionados às suas atividades de trabalho e, de outra forma, mentais, busque um psicólogo.

E dependendo do caso, a visita a um médico também é recomendada.

Agende sua consulta com um de nossos psicólogos agora e receba um encaminhamento individualizado para seu caso.

CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugenio Horacio. Psicoterapias: Abordagens Atuais. Artmed Editora, 2018.

Cacioppo JT, Hawkley LC. Perceived social isolation and cognition. Trends Cogn Sci. 2009;13(10):447-454. doi:10.1016/j.tics.2009.06.005

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