Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

Como lidar com uma crise no casamento?

 

 

Uma relação amorosa a dois, como qualquer outro relacionamento tem seus altos e baixos.

E algumas vezes podemos ter discussões e desentendimentos que desgastam o casal ao ponto de haver uma verdadeira crise no casamento.

Então o que fazer para lidar com uma crise no casamento?

 cta agende consulta

Identificando uma crise no casamento

O primeiro passo para lidar com uma crise no casamento é reconhecer que se está passando por uma.

É frequente que tensão acumulada por muito tempo acabe se expressando em ações e palavras, que paulatinamente se somam até que haja um transbordamento desse estresse.

Nesses momentos de extravasamento podemos reconhecer os sinais evidentes de uma crise no casamento.

Problemas no casamento

Problemas individuais, como adicção em álcool e/ou outras substâncias psicoativas, ou depressão e outros quadros físicos e psicológicos podem comprometer a boa relação do casal.

Outros problemas que afetam a vida a dois costumam ser:

  • infidelidade
  • ciúmes
  • problemas de comunicação
  • questão financeira

Essas e outras questões podem surgir para sinalizar que uma crise no casamento está acontecendo ou prestes a eclodir.

Quais os sinais de crise no casamento?

A falta de respeito no relacionamento é um dos piores sinais que podem haver numa crise no relacionamento.

Além de xingamentos, empurrões e outras violências físicas e psicológicas, a crise no casamento pode ser notada através de sinais menos espetaculares.

A falta de interesse no outro, tanto afetiva quanto sexualmente, é um dos sintomas palpáveis da crise no casamento.

Isso pode ser notado pela falta de contato mais íntimo, como também na ausência ou escassez de carícias e outros comportamentos afetuosos que o casal mantinha entre si.

Não se interessar pela rotina da outra pessoa, evidenciado pelo fato de deixar de perguntar como foi o dia dela, ou perguntar se há algo que ela quer ou precisa que seja feito, podem ser exemplos de mudanças negativas na relação.

O parceiro se tornar um incômodo, e não mais uma companhia agradável ou um confidente é outro sinal de que você pode estar mergulhado numa crise no casamento.

Vocês deixam de fazer coisas juntos: desde assistir a uma série de televisão, fazer compras juntos, até viajarem ou saírem sem a companhia do outro.

Tudo depende do equilíbrio e da história de cada casal, obviamente, afinal todos temos nossas preferências e nossa flexibilidade pessoal para negociar um ou outro ponto.

Porém, às vezes podemos nos perguntar se é normal mesmo viver uma situação desse tipo, uma crise no casamento.

cta agende consulta

É normal ter crise no casamento?

Todo relacionamento passa por diferentes momentos, ou fases, que podem ser entendidos como momentos de desafio, como uma crise no casamento.

No início do relacionamento geralmente há um sentimento de paixão, um fogo que move os quase desconhecidos de encontro ao outro.

Após algum tempo uma certa rotina se estabelece entre os parceiros que continuam sua exploração sobre gostos, habilidades e desejos do outro.

Depois desses momentos iniciais de encantamento e namoro pode ser criado um vínculo forte o bastante para que haja um compromisso que envolva um casamento ou outro acordo que junte o casal sob o mesmo teto.

E então os pequenos aborrecimentos do cotidiano podem se tornar motivo para as primeiras crises no casamento.

A tampa do vaso fica levantada ou abaixada? Carpete ou piso? No almoço teremos carne ou prato vegetariano?

Essa e outras questões que demonstram preferências individuais podem trazer pequenos desentendimentos que se não forem abordados podem se juntar mais à frente e provocar brigas maiores.

A idade como fator da crise no casamento

A idade e suas mudanças individuais e sua reverberação na relação também devem ser observadas como fator para gerar uma crise no casamento.

A meia-idade e a terceira idade, especialmente, trazem desafios de adaptação para todos nós, e, da mesma forma que em outros momentos, podemos experimentar alguma transformação profunda.

Essas mudanças, tanto individuais quanto nos relacionamentos, podem ser entendidas como crises que pedem uma reformulação, uma readaptação a nós mesmos e ao contexto do relacionamento.

Crises no casamento podem ser tão comuns quanto as outras crises da vida.

E uma crise não precisa significar o término do relacionamento.

O que fazer quando o casamento está em crise?

Quando você percebe que está no meio de uma crise no casamento talvez o primeiro movimento seja tentar se acalmar e tentar observar seu contexto mais afastado do centro do furacão- como em outras situações de crise.

Conseguir avaliar melhor, através de um pequeno distanciamento pode trazer clareza maior para decidir o que fazer diante da consciência do que se sente e daquilo que percebe no relacionamento.

Mas esperar que o outro mude é um erro que muitas vezes cometemos, já que não podemos contar somente com nossas expectativas.

Além do seu esforço pessoal também deve haver um trabalho do outro em direção à mudança.

cta agende consulta

Algumas reflexões sobre crise no casamento

Além da passagem do tempo e as mudanças que ela traz, a tensão acumulada por muito tempo pode gerar uma crise no casamento que pode pedir uma atenção especial para ser superada.

A vida muda, as relações mudam, não dá para voltar ao que o casamento era no início, ou mesmo no período de namoro.

É preciso se adaptar, se reinventar.

Algumas vezes colocar-se no lugar do outro pode ajudar a entender a situação com mais empatia.

Outra dica é tentar reformular uma crítica em forma de pedido para o parceiro. Como pedir ajuda no cuidado da casa que ambos compartilham ao invés de dizer que o outro é um folgado, ou inútil.

É importante abordar e ajustar nossas expectativas em relação aos outros e aos relacionamentos em geral para vencer uma crise no casamento.

Como superar crise no casamento

Demonstrar interesse no par ou trabalhar a comunicação do casal são algumas das tarefas que podem ajudar a superar uma crise no casamento.

Porém, às vezes é preciso uma ajuda externa para que o casal consiga solucionar as questões que o levaram à crise no casamento.

Nesses casos você pode contar com o auxílio psicológico especializado.

Agende sua consulta conosco.

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)