Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

Sinais de um relacionamento saudável


Estar em um relacionamento amoroso não é necessário para uma vida plena, mas muitos de nós encontramos um novo tipo de realização quando estamos com nosso par, ou mesmo pares, num relacionamento afetivo.

Mas você pode se perguntar algumas vezes se seu relacionamento é bom para você, ou até se ele é saudável.

Vamos ver alguns dos sinais que marcam um relacionamento saudável.

Você tem uma boa comunicação com o parceiro?

A comunicação é um dos pilares de qualquer relacionamento.

É essencial que possamos dizer o que queremos, o que sentimos, falar sobre nossos desejos e compartilhar as nossas angústias e preocupações com as pessoas que se relacionam conosco, especialmente num relacionamento afetivo amoroso.

Comunicar-se não somente com palavras mas com ações e gestos pode mostrar ao outro nosso apreço por ele e pela relação que construímos.

Cada um de nós costuma ter maior ou menor facilidade em aprender e se comunicar de um jeito: falando, lendo e escrevendo, tocando e experimentando as coisas.

Isso deve ser levado em consideração para conseguir a melhor comunicação, já que não podemos contar com a telepatia, não é mesmo!?

E uma das maneiras de comunicarmos o que queremos e gostamos é através do carinho.

cta agende consulta

 

O carinho está presente na relação?

Gestos de carinho e afeto pelo parceiro são outro sinal de que você está num relacionamento saudável.

Esses gestos muitas vezes representam o apreço, o carinho de fato, que a outra pessoa sente por você.

Claro que a intensidade e frequência dessas demonstrações de afeto variam de pessoa para pessoa e de relacionamento para relacionamento.

Há pessoas, inclusive, que podem ter dificuldade em aceitar carícias ou muito contato físico, e é preciso se perguntar se isso é uma característica pessoal ou traço negativo de algum problema emocional e psicológico.

De todo modo, esse carinho também pode ser demonstrado através de apoio afetivo e material. O parceiro pode apoiar suas iniciativas profissionais, ou outros interesses pessoais, inclusive dando aquela forcinha financeira.

Importante ressaltar que nossa cultura oferece um obstáculo significativo ao carinho: o modelo de masculinidade predominante na nossa sociedade que censura demonstrações de carinho ou expressões de sentimentos que não sejam a raiva em homens.

Ainda assim, para que o carinho ocorra é preciso confiança mútua.

cta agende consulta

 

Vocês vivem uma relação de confiança?

No relacionamento a confiança que os parceiros mantêm em si e na própria relação é a base para que o diálogo e a comunicação dos afetos frutifique.

A confiança no outro pode permitir que cada um desenvolva seus interesses e habilidades com segurança, mesmo à distância ou com a ausência do parceiro.

Viajar sozinho, fazer um curso, visitar amigos ou ir à festas desacompanhado sem que isso seja um problema é outro sinal de que você está em um relacionamento saudável.

Afinal todos nós precisamos de espaço e respeito.

Você respeita e é respeitado no relacionamento?

Outro sinal de que você está em um relacionamento saudável é o respeito.

Na verdade, todos os sinais que destacamos aqui no texto estão relacionados, mas sem dúvida o respeito é um elemento que se sobressai.

No dia a dia de um relacionamento íntimo, duas pessoas diferentes se confrontam com inúmeras diferenças pessoais, e diante delas o que não deve faltar é o respeito.

Opiniões sobre o que fazer, como fazer, ou sobre atividades e suas organizações podem divergir e fazer parte de diálogos entre casais, mas o respeito deve guiar nossas ações, mesmo que as razões do outro nem sempre sejam evidentes para nós.

Como saber se estou em um relacionamento saudável?

Há alguns sinais para os quais podemos ficar atentos e que podem apontar que estamos num relacionamento saudável.

Alguns deles são os relacionados acima: comunicação, carinho, confiança, e respeito. Porém, há muitos outros que podem fazer parte de um relacionamento saudável.

Sentimentos de aceitação e segurança, por exemplo, e que estão relacionados a confiança e respeito podem ocorrer enquanto nos envolvemos com alguém que nos estima.

Sobretudo, devemos ter condições para nos desenvolvermos enquanto indivíduos num relacionamento.

Somos seres únicos que se encontram e apesar de desenvolvermos um caminho singular e especial quando estamos em casal, num relacionamento saudável, ainda precisamos de espaço e condições para buscarmos nossa individualidade.

É praticamente impossível agradar ao outro ou vice-versa, e diante disso é preciso verificar o que é saudável e bom para você e se o outro está apto ou disponível para vivenciar um relacionamento que nunca será perfeito.

Respeito a sua privacidade, exercer suas escolhas, inclusive estéticas- como usar as roupas que quiser- são condições essenciais para um relacionamento de qualidade, que promova uma evolução e bem-estar para todos os envolvidos.

Quando um relacionamento não é saudável?

O relacionamento não é saudável quando você é sufocado, violentado, silenciado, oprimido ou, de outro modo, é impedido de ser você mesmo.

Seja o ciúme doentio, a violência psicológica, a vigilância paranóica ou outras ações e posturas negativas você pode procurar ajuda diante de um relacionamento que deixou de ser saudável.

Para entender melhor sua própria situação e pensar em opções para viver seu melhor “eu” no relacionamento, agende uma consulta conosco.

ImprimirEmail

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)