Skip to main content

Blog


Como a psicoterapia online pode te ajudar a controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade pode ser um desafio contemporâneo para o qual muitos de nós se veem desafiados. E numa realidade de incertezas acentuadas como atualmente vivemos o desafio parece hercúleo.

Controlar a ansiedade pode ser um desafio contemporâneo para o qual muitos de nós se veem desafiados. E numa realidade de incertezas acentuadas como atualmente vivemos o desafio parece hercúleo.

A psicologia pode lhe ajudar a lidar com a ansiedade mesmo num contexto adverso como o atual.

Para além do contexto da clínica, e da imagem (nem sempre plausível) do analista e do paciente no divã, a psicologia promove um encontro terapêutico virtual, online. Essa modalidade de atendimento foi aprovada em 2018 pelo Conselho Federal de Psicologia e neste momento é muito útil para profissionais e clientes continuarem seu trabalho psicoterapêutico.

Exercícios de respiração, atenção dirigida, meditação entre outras técnicas fazem parte de abordagens como a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), logoterapia, psicoterapia analítica entre outras.

Algumas com foco mais breve e resolução de conflitos imediatos, outras com sua mira voltada para a dinâmica invisível de conflitos internos e suas manifestações em nossos comportamentos e pensamentos. Mas todas empenhadas em promover tranquilidade e autoconhecimento.

A pandemia do novo coronavírus pode impactar a saúde mental e o bem-estar psicológico também devido a mudanças nas rotinas e nas relações familiares, aumentando o nível de ansiedade.¹

Em outras epidemias, como a SARS, o atendimento psicológico remoto se tornou rapidamente um mecanismo importante para acolhimento a queixas relativas à saúde mental.¹

A psicoterapia online pode ajudar a promover mais autoconsciência, ajudando a diminuir o nível de ansiedade através de propostas de exercícios, reflexões e outras ações durante o atendimento online- e para além dele. 


1 SCHMIDT, Beatriz et al . Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, e200063, 2020 .

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.