Skip to main content

Blog


Psicoterapia para tratamento de estresse

Estudos apontam que há eficácia e benefício no uso de intervenções cognitivas comportamentais para gerenciamento de estresse.

Estudos apontam que há eficácia e benefício no uso de intervenções cognitivas comportamentais para gerenciamento de estresse.

As evidências indicam que os benefícios extrapolam questões emocionais tendo impactos diretos nos aspectos biológicos e físicos, interferindo em processos como progressão de patologias e mortalidade.¹
As intervenções cognitivas e comportamentais apresentam-se como recursos seguros e efetivos para uso no tratamento do estresse, tanto técnicas cognitivas baseadas em mindfulness (ou, simplesmente, atenção plena) quanto protocolos fundamentados nas técnicas de manejo baseadas no modelo biocomportamental.¹
Ou seja, a terapia cognitivo-comportamental e a terapia comportamental se sobressaem para lidar com questões pontuais ligadas ao estresse e seus sintomas.
O uso de intervenções baseadas na atenção plena tem crescido exponencialmente nos serviços de saúde e, particularmente, na área do câncer. A mindfulness tem uma história de 3.500 anos dentro da tradição budista, e tem sido amplamente adotada nos serviços de saúde ocidentais nas últimas três décadas. ²
A atenção plena tem sido definida como uma focalização sem julgamento do momento presente e é composta de dois componentes: (1) auto-regulação da atenção para que haja foco na experiência atual, e (2) adoção de uma orientação curiosa, aberta de aceitação para o presente.²

Assim, além dos cuidados que a pessoa que sofre com o estresse pode tomar com relação ao ambiente e a si própria para evitar e/ou lidar melhor com situações e ambientes estressores, ela também pode contar com o serviço de um(a) psicólogo(a) que pode oferecer- dentre as várias possibilidades metodológicas e técnicas- o apoio necessário para se superar um momento desafiador.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 DE OLIVEIRA, Cristiano Pereira; DE MORAES, Marcela Alves; DE MOURA, Tayse Conter. Intervenções cognitivo comportamentais para manejo de estresse em pacientes oncológicos: uma revisão sistemática. Universitas: Ciências da Saúde, v. 14, n. 2, 2016.
2 ABDOLLAHI, Fatemeh; KHAN, Mahmood S. Role of Mindfulness‐Based Cognitive Therapy in Alleviating Psychological Distress among Cancer Patients. The International Journal of Indian Psychology, Volume 2, Issue 1, Paper ID: B00235V2I120142014.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.