Skip to main content

Blog


Diferença entre tratamento com psiquiatra e tratamento com psicólogo

Psicólogo(a) e psiquiatra atuam na saúde mental e buscam a promoção do bem estar. Eles(as) podem ou não atuar como membros de uma equipe multiprofissional.

 

 

Entre as principais diferenças entre os profissionais destacamos:

O(a) psicólogo utiliza técnicas de tratamento não invasivas, que visam a reflexão e o autoconhecimento. Esse(a) profissional tem a seu dispor inúmeras técnicas e teorias das quais pode dispor, na clínica, no hospital, na empresa, ou mesmo na rua, para auxiliar na melhora do bem estar de quem o(a) procura.

O tratamento terapêutico realizado por um(a) psicólogo(a) é chamado de psicoterapia e envolve, invariavelmente, o contato e a conversa entre as duas partes.

O(a) psiquiatra é um médico especialista em saúde mental. Ele(a) lida (mas não somente) com terapia medicamentosa, e é o profissional da área da saúde mental habilitado a conduzir o tratamento medicamentoso. Costuma atuar em hospitais, clínicas e outras instituições.

A psiquiatria tem fortes bases nas ciências biológicas enquanto a psicologia tem, além da biologia, as ciências sociais e humanas mais próximas enquanto instrumentos para construção do seu fazer- dependendo da abordagem do(a) profissional.

Lembramos que no seu surgimento a psicoterapia era atribuição exclusiva dos médicos.

A psiquiatria clássica passou por uma mudança radical: antes focada no tratamento da doença mental hoje trabalha para a promoção da saúde mental². Antes havia uma lógica de exclusão, de excluir em sanatórios os indesejáveis³. Mas hoje o mote é a inclusão e reabilitação.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: Abordagens atuais. Artmed Editora, 2009.

2 AMARANTE, Paulo. Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. SciELO-Editora FIOCRUZ, 1998.

3 FOUCAULT, Michel. História da Loucura. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 2008.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.