Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

Psicólogas Online - Atendimento Psicológico por Videochamada

A COVID-19 trouxe um profundo impacto global, sendo considerada a síndrome respiratória viral mais severa desde a pandemia de influenza H1N1, em 1918.

Com a pandemia vieram medidas sanitárias como isolamento e distanciamento, e o uso de máscaras para prevenir um alto número de contaminações que, de outro modo, iriam colapsar sistemas de saúde pelo mundo.

Além da saúde física também se levantaram interrogações sobre a saúde mental da população. Ansiedade, depressão, autofobia, crises de pânico e outros sintomas e distúrbios podem ter maior ocorrência no momento atual.

Outrossim, pessoas que já estavam em tratamento psicológico tiveram um hiato nos seus atendimentos, já que muitos profissionais inicialmente não dispunham, ou resistiam, ao atendimento online como opção de assistência à clientes.

Atualmente, recomenda-se, em geral, que as intervenções psicológicas face a face sejam restritas ao mínimo possível, para minimizar o risco de propagação do vírus.

Assim, têm sido sugeridos serviços psicológicos realizados por meios virtuais de comunicação, incluindo Internet, telefone e carta.

Em outras epidemias, como a SARS, o atendimento psicológico remoto tornou-se rapidamente um mecanismo importante para o acolhimento de queixas relativas à saúde mental.

Videochamada na pandemia

A pandemia veio alterar nossa rotina drasticamente e isso não se aplica apenas à saúde mental, é claro.

A maioria de nós não está tendo uma fração da interação pessoal a que nos habituamos, e a grande parte de nós está cansada disso.

As festas de aniversário virtuais não são nada festivas, e os encontros com amigos não exalam aquele perfume do churrasco ou de outras iguarias que compartilharíamos à mesa com as pessoas mais próximas.

Vivemos uma fadiga do Zoom, uma intolerância à lives, uma solidão generalizada - muitos hoje estão sofrendo de isolamento em um grau ou outro e anseiam pelo momento em que as vidas virtuais que fomos forçados a viver possam ser postas de lado.

Mas a psicoterapia pela internet parece ter uma aderência que outros aspectos da vida virtual carecem. Nos últimos anos, tem havido cada vez mais conversas nas áreas da saúde sobre o potencial de serviços de saúde mediados pela internet.

Breve histórico da psicoterapia online

Apesar de o atendimento psicoterápico por telefone ser uma prática que remonta à década de 50, a psicoterapia pela internet, em seu início, na década de 1990, recebeu grande oposição.

Acreditava-se que a relação terapêutica ficaria comprometida por um empobrecimento da comunicação não verbal, elemento considerado essencial à interação entre terapeuta e paciente.

Preocupações éticas acerca da confidencialidade, da identidade de pacientes e terapeutas, dos papéis desempenhados na rede e do manejo de situações de emergência tomavam grande relevância.

Questões legais referentes à jurisdição e ao regulamento da prática também inquietavam, bem como considerações sobre a necessidade de treino de terapeutas na nova modalidade psicoterápica.

No Brasil, em 26 de março de 2020, foi publicada a Resolução CFP nº 4/2020, do Conselho Federal de Psicologia, que permite a prestação de serviços psicológicos por meios de tecnologia da informação e da comunicação após realização do “Cadastro e-Psi”.

A resolução anterior, de 2012, liberava apenas “orientações”, e não consultas ou atendimentos.

A psicoterapia online funciona?

Muitas pesquisas vêm sendo realizadas no Brasil e, notadamente, no Norte Global, acerca da efetividade da terapia online.

Se ela é tão efetiva quanto a terapia tradicional e de que forma diferentes métodos e variáveis associados à psicoterapia pela internet influenciam sua efetividade têm sido respondidas por pesquisadores.

Inicialmente, devemos dizer que há uma distinção clara entre psicoterapia online e intervenções baseadas na internet.

Psicoterapia pela internet ou psicoterapia online refere-se, mais precisamente, às terapias realizadas por psicólogas online via e-mail, chat, mensagem instantânea, áudio ou videoconferência, sem excluir a possibilidade de encontros presenciais.

Intervenções baseadas na internet, por sua vez, são programas computadorizados de terapia, com ou sem a participação de terapeutas, que incluem CDs, DVDs, realidade virtual, aplicativos de celulares, tarefas e feedbacks online.

Esses programas têm o objetivo de auxiliar no tratamento e na prevenção de transtornos mentais e recaídas, e buscam criar mudanças positivas e melhorar os conhecimentos em saúde mental por meio de material informativo, fóruns moderados e de outros dispositivos da web.

Um exemplo é uma intervenção com instruções de áudio para relaxamento progressivo, ou um vídeo educativo sobre determinado quadro da saúde mental.

Outros modelos são o suporte por e-mail, bem como envio automático de e-mails e/ou lembretes por mensagens instantâneas das psicólogas online.

Psicoterapia pela internet

Como se sabe, a relação terapêutica caracteriza-se pelo relacionamento estabelecido entre psicoterapeuta e cliente na expressão e comunicação implícita ou explícita de sentimentos e atitudes entre eles, e é fortemente associado aos resultados do tratamento.

É de se esperar que essa relação, na sua forma online, discorde qualitativamente de sua versão presencial. No entanto, pesquisas têm apontado semelhanças entre ambas.

Escalas de medida da relação terapêutica utilizadas em intervenções psicoterápicas têm mostrado que as pontuações obtidas nas terapias online não diferem significativamente das encontradas nas tradicionais.

Abordagens terapêuticas online

Psicoterapias de diferentes abordagens vêm sendo praticadas online, como psicodinâmica, narrativa, cognitivo-comportamental, comportamental e terapia centrada no cliente.

A maior parte dos estudos investiga a efetividade de terapias cognitivo-comportamentais (TCC) online. E elas têm se mostrado efetivas no tratamento de depressão, ansiedade, transtorno do pânico, fobia, e estresse pós-traumático.

Problemas no atendimento online

Há, todavia, aspectos novos no tratamento virtual, principalmente, as muitas pistas para a desatenção de terapeuta e paciente.

Por exemplo, o atendimento pode ocorrer por laptop ou outro dispositivo móvel, em um parque ou em um shopping, ou o terapeuta pode distrair-se com as muitas mensagens que passam pela tela do computador.

Assim, existe a preocupação com o ambiente adequado que forneça silêncio e privacidade suficientes para promover uma conexão adequada entre as pessoas.

Distúrbios psicológicos atendidos

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), por exemplo, se presta comparativamente bem a sessões com psicólogas online porque o padrão de atendimento para este transtorno é conhecido como terapia baseada em habilidades.

Esta técnica consiste em aprender ferramentas comportamentais que ajudam a quebrar o ciclo de TOC - que pode exigir menos intimidade do que outros tipos de terapia e se concentra na prática e disciplina rigorosas.

Pessoas com transtorno de estresse pós-traumático podem se beneficiar da mesma forma com a terapia online, pelo menos no início, uma vez que a casa pode parecer um espaço mais seguro do que um consultório médico.

Mas há desvantagens em tratar esses e outros distúrbios online - na forma de pistas perdidas devido ao quadro limitado de uma tela de computador.

O pé balançando, as mãos tensas, o movimento sutil na cadeira que telegrafa a inquietação com um tópico de conversa, tudo isso se perde para o(a) psicoterapeuta na videochamada.

De qualquer maneira, estudos indicam que o grau de envolvimento com o(a) terapeuta se relaciona com os resultados das intervenções online.

Encontre psicólogas online

Como falar com psicólogo online?

A psicoterapia online por videochamada, é uma modalidade que se beneficiou da emergência sanitária trazida pela pandemia do novo coronavírus e já goza de crescente destaque na área de saúde mental.

Psicólogas online podem tratar de uma série de questões, desde demandas cotidianas moderadas até urgências e emergências ligadas a quadros mais severos de comprometimento psicológico.

Certamente estamos todos passando por adaptações em nossas realidades individuais, consoantes às mudanças coletivas do mundo às voltas com crises econômicas e sanitárias.

Mesmo em isolamento social você pode contar com ajuda profissional para lidar com ansiedade e outras questões íntimas através da psicoterapia online.

Entre em contato e agende sua consulta virtual com uma de nossas psicólogas online.

Referências

PIETA, Maria Adélia Minghelli; GOMES, William B.. Psicoterapia pela Internet: viável ou inviável?. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 34,n. 1,p. 18-31, Mar. 2014.

SCHMIDT, Beatriz et al . Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, e200063, 2020.

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)