Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Atendimento on-line ou presencial na região da Av Paulista. Rua Bela Cintra, 968. - (11) 3262-0621 - Agendamento pelo WhatsApp (11) 99787-4512

O que você precisa saber sobre procrastinação

Procrastinar é adiar o início e/ou término de alguma tarefa. A procrastinação pode ter várias motivações. Em alguns casos, a procrastinação pode ser sintoma de algum transtorno psíquico, e é muitas vezes associada a depressão. Veremos mais sobre a procrastinação e algumas opções para se ver livre desse hábito a seguir.

 

O que vem a ser procrastinação?

As causas da procrastinação, curiosamente, não parecem derivar da preguiça. Na verdade, a pessoa que espera até que o último instante para fazer uma tarefa geralmente o faz por medo do fracasso e também por causa do perfeccionismo.

Aquelas pessoas que têm dificuldade em manter o foco também tendem a sofrer com procrastinação, assim como aquelas com problemas psicológicos, como depressão, que leva a níveis mais baixos de energia.

De onde vem a procrastinação?

A procrastinação é um hábito observado em muitas pessoas, tanto que muitos pesquisadores acreditam que é uma das tendências inerentes do ser humano.

Um artigo de 2018 apresentou resultados sobre estudo da perspectiva do tempo para a pessoa como um preditor da procrastinação. Ou seja, como a vivência de experiências negativas no passado influencia ações no presente com relação a um futuro (que parece inevitavelmente ruim).¹

O trabalho mostrou como as pessoas avaliadas com altas taxas de procrastinação eram mais pessimistas e negativas sobre eventos passados. Elas estavam menos focadas em planos, metas e perspectivas futuras e estavam convencidas de que seu futuro era predeterminado e não poderia ser influenciado por ações individuais.¹

Atitude negativa em relação ao passado, percepção fatalista do futuro e falta de orientação para o futuro foram fatores preditivos para um alto nível de procrastinação.¹

 

Procrastinação nos estudos

Dentre os tipos de procrastinação, a procrastinação acadêmica é a mais comum. Este tipo de procrastinação foi definido como tendência a adiar atividades escolares ou acadêmicas, e quase sempre está associada à ansiedade. Um exemplo óbvio é adiar o estudo das aulas até a noite do exame e a pressa resultante afetar negativamente o aluno.²

A procrastinação acadêmica é um fenômeno relativamente comum entre adultos e estudantes nas universidades.²

 

Como a procrastinação afeta a saúde mental?

 

Muitas vezes, acredita-se que a depressão e a ansiedade sejam causas da procrastinação. A culpa e o estresse causados pela procrastinação podem levar à depressão e outros problemas de saúde mental.



O que fazer para acabar com a procrastinação?

A melhor maneira de evitar a procrastinação em sua vida é se organizar. Criar uma programação para o dia é uma boa maneira de se organizar e conseguir vislumbrar seu dia e evitar a necessidade de se ocupar com atividades que não contribuem para os seus objetivos e necessidades.

Outra maneira de evitar a procrastinação é definir metas alcançáveis. Você pode estabelecer prazos para suas tarefas e tentar concluí-las com alguma antecedência. Você não deve, entretanto, definir uma meta na qual você tente concluir um projeto que requer dois dias em menos de 24 horas. Esse prazo apertado pode causar ansiedade e, consequentemente, a procrastinação e levar ao fracasso da sua meta.

Há valor em reconhecer um momento de aprendizagem, quando mesmo diante de uma perda você reconhece onde errou. Você não pode mudar o fato de que a procrastinação prejudica seu desempenho, mas pode garantir que reservará mais tempo no futuro.

 

Procrastinação enquanto sintoma

 

Procrastinação e erros intencionais em resposta às demandas dos outros pode ser um sinal de comportamento passivo agressivo, em que você ataca o outro de maneira indireta.

Embora o comportamento passivo agressivo possa ser uma característica de várias condições de saúde mental, não é considerado uma enfermidade mental distinta. No entanto, o comportamento passivo agressivo pode interferir nos relacionamentos e causar dificuldades no trabalho. Se você está lutando contra um comportamento passivo agressivo - ou acha que um ente querido está - considere entrar em contato conosco para um atendimento especializado.

 

Procrastinação e depressão

Comportamento de evitação e ruminação (constante reflexão sobre mesmo tema, cena etc) sobre eventos e tarefas no mundo são sintomas ligados a depressão.

Quando as pessoas estão deprimidas, muitas vezes perdem o interesse nas atividades que normalmente gostam de realizar. Isso pode levar à procrastinação até mesmo nas atividades prazerosas. Mesmo que a pessoa pense que gostaria de participar de um evento, ela pode hesitar em se comprometer por medo de não se sentir bem quando chegar o momento.

Pessoas que lidam com o estresse colocando os problemas de lado, como muito difícil de resolver são mais vulneráveis à depressão. Se você ruminar sobre os problemas em vez de enfrentá-los de frente, isso pode contribuir para o agravamento da depressão, mas a depressão também pode fazer as pessoas se sentirem paralisadas.

Quando se está deprimida, pode ser difícil planejar uma sequência de ações visando a um objetivo. Por exemplo, se você precisa fazer compras e preparar refeições, arrumar sua casa ou saldar sua dívida, você pode se sentir intimidada sobre por onde começar.

O planejamento de tarefas de várias etapas pode ser opressor quando sua mente está confusa devido à depressão. Sua recusa em começar pode parecer teimosia, quando na verdade é uma dificuldade para planejar tarefas em um estado de depressão.

O retraimento social que acompanha a depressão também pode levar à procrastinação quando a realização de uma tarefa envolve tarefas como telefonar para estranhos ou conhecer uma pessoa nova. Você pode se sentir completamente sobrecarregada com a ideia de telefonar para encontrar um(a) terapeuta ou encontrar um(a) técnico(a) para consertar sua geladeira.

 

Tratando procrastinação ligada à depressão

 

Um dos tratamentos psicológicos para a depressão focado no combate da procrastinação é chamado de ativação comportamental. Entre outras coisas, a estratégia envolve o agendamento de atividades agradáveis e o envolvimento em atividades que lhe façam sentir um senso de domínio e realização.

Esse pode ser um caminho eficaz para sair da depressão. Mudar seu comportamento dessa maneira pode tornar seu estilo de pensamento menos deprimido, mesmo que você não esteja trabalhando especificamente para mudar seu pensamento.

É preciso buscar ajuda profissional caso exercícios como os propostos pela ativação comportamental, por exemplo, sejam muito difíceis, ou mesmo impossíveis, de realizar. Porque, às vezes, a procrastinação é mais do que um hábito ruim.

 Independente da procrastinação ser ou não sinal de um transtorno psicológico, se este hábito atrapalhar sua vida fale conosco para encontrar aquela ajuda que faltava ao lidar com os constantes adiamentos na sua rotina e encontrar maior bem-estar.

Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência

https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-practice/201909/why-depression-and-procrastination-are-linked

 

1 E. Zabelina, Yu. Chestyunina, I. Trushina, E. Vedeneyeva, Time Perspective as a Predictor of Procrastination, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 238, 2018, Pages 87-93, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2018.03.011.

2 KARIMI MOONAGHI, Hossein; BALOOCHI BEYDOKHTI, Tahereh. Academic procrastination and its characteristics: A Narrative Review. Future of medical education journal, v. 7, n. 2, p. 43-50, 2017.

 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade Paulista

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)