Skip to main content

Blog


3 filmes sobre problemas de relacionamento

Laerte-se (Brasil, 2017) 

As diretoras Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum fazem um perfil de Laerte Coutinho, uma das mais importantes cartunistas do Brasil, que desde 2009 identifica-se como transgênero. 

O documentário “acompanha a investigação de Laerte sobre o mundo feminino” e aborda sua relação com amigos e familiares, suas posições políticas e personagens.

No filme podemos ver questões da protagonista com o seu mundo interior e exterior, e os problemas de relacionamento trazidos a reboque das mudanças relativas ao gênero e sexualidade que sua “transformação pessoal” provocou.

 Noivo neurótico, noiva nervosa (EUA, 1977)

Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.

Os problemas de relacionamento aparecem durante a convivência do casal. A paixão inicial é substituída pela rotina e pelos incômodos trazidos pelas peculiaridades de cada um. O casal frequenta um psicanalista onde individualmente procuram soluções para suas questões.

O personagem de Woody Allen, por exemplo, é um sujeito autocentrado que incapaz de qualquer empatia com sua companheira, além de parecer incapaz de se divertir.

 O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (França, 2001)

Após se mudar para o bairro parisiense de Montmartre, a jovem Amélie (Audrey Tautou) encontra uma caixa escondida no banheiro de sua nova casa. Ela, então, inicia uma jornada para levar a caixa até seu antigo dono, Dominique (Maurice Bénichou), que se emociona com a redescoberta de objetos que fizeram parte de seu passado. 

Após esse encontro Amélie descobre um novo sentido em sua existência e passa a encarar tudo com um olhar diferente, inclusive sua busca por um grande amor. 

O filme mostra alguns problemas de relacionamento entre família, amigos, colegas de trabalho e, até mesmo, entre amantes; e as criativas soluções que surgem com a ação da protagonista.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.