Skip to main content

Blog


Obesidade tem tratamento?

A internet está repleta de exemplos de dietas, receitas, remédios que podem ser obtidos com ou sem prescrição médica, estratégias profissionais e outras fórmulas para emagrecimento. Talvez a obesidade esteja entre os temas mais populares na internet perdendo, talvez, somente para a pornografia.

 

 

Com tantas dicas, por que é tão difícil emagrecer? Não existe uma resposta única e universal para essa pergunta. O acúmulo de gordura que caracteriza a obesidade pode ter inúmeras causas que podem atuar de maneira conjunta para produzir o quadro de obesidade: mudanças sociais nos padrões de atividade e de alimentação, estresse e ansiedade da vida nos grandes centros urbanos são alguns destes fatores externos¹.

Outro conjunto de aspectos tratam de características pessoais que vão desde predisposição fisiológica para o acúmulo de gordura corpórea, tendência para desenvolver uma compulsão alimentar entre outros fatores.

De maneira geral, comer é muito prazeroso e comer alimentos hipercalóricos mais prazeroso ainda² o que leva alguns pesquisadores a estudar, o potencial que alguns alimentos como açúcar tem em viciar.

Apesar da dificuldade em lidar com o ganho de peso e do aumento da quantidade de obesos preocupar pesquisadores³ e médicos, muitos novos procedimentos têm sido desenvolvidos para lidar com o problema.

Dentre as soluções profissionais encontramos desde tratamentos drásticos como a cirurgia bariátrica- recomendada somente em casos que a obesidade representa grave comprometimento da vida do paciente e deve ser acompanhado por psicoterapia- até tratamento medicamentoso realizado por médico, uma vez diagnosticada a causa do aumento de peso, ou somente atendimento psicoterápico.

É interessante notar que qualquer que seja o tratamento, o acompanhamento por psicoterapeuta4 pode aumentar em muito a qualidade de vida e diminuir a probabilidade de recaídas. Procure sempre um bom profissional.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1. OLIVEIRA, D. C.; POULAIN, J. P. Sociologia da obesidade. São Paulo: Editora Senac, 2013.

2. https://www.princeton.edu/news/2011/06/14/renowned-psychologist-bart-hoebel-who-studied-addiction-behavior-dies

3. PORTAL BRASIL. Obesidade cresce 60% em dez anos no Brasil. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/obesidade-cresce-60-em-dez-anos-no-brasil> acesso em 18 de Setembro 2017b.

4. CATANEO, C.; CARVALHO, A. M. P.; GALINDO, E. M. C. Obesidade e aspectos psicológicos: maturidade emocional, auto-conceito, locus de controle e ansiedade. Psicologia: Reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2005.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.