Sobre o TDAH

Há uma discussão atualmente sobre se o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma doença ou um nome dado a um conjunto de características comuns em crianças e explorado pela indústria farmacêutica na fabricação de diagnósticos psiquiátricos¹.

Controvérsias no diagnóstico do transtorno:

De um lado, alguns grupos argumentam que o TDAH é apenas um rótulo para diminuir fatores sociais como o papel da escola, que não adequaria o ensino às necessidades da criança, ou dos pais que tem dificuldade em educar seus filhos, como também apontam uma questão comercial que favorece as indústrias farmacêuticas.

Por outro lado, há teóricos que afirmam que o TDAH é um transtorno mental de origem neurobiológica, portanto ele não é causado pela falta de educação da criança, problemas familiares, fatores ambientais ou educacionais, e sim é um distúrbio que vai além de um simples problema de indisciplina ou desatenção, trazendo consequências negativas que atingem a criança, a família e a sociedade que convive com ela.

Causas do TDAH:

Há mais pistas do que certezas sobre as causas do TDAH. No entanto estudos iniciais² apontam como possíveis causas deste transtorno a hereditariedade, problemas durante a gravidez ou no parto, exposição a determinadas substâncias, problemas familiares, alimentação e hormônios.

Diagnóstico do TDAH:

O diagnóstico deverá ser realizado por uma equipe multidisciplinar- que pode contar com médico(a), psicólogo(a), fonoaudiólogo(a), professor(a), psicopedagogo(a), etc-, já que o TDAH é um transtorno com várias complicações.

Os profissionais envolvidos devem estar atentos para que não haja um diagnóstico errado de uma criança que passa por um período natural de excessiva atividade motora como portadora do transtorno, por exemplo.

Marisa de Abreu Alves

1 REIS, Giselle Vieira; SANTANA, Maria Silva Rosa. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): DOENÇA OU APENAS RÓTULO?. ANAIS DO SCIENCULT, v. 2, n. 1, 2016.

2 ROHDE, Luís Augusto P. BENCZIK, Edyleine B. P. Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade: o que é? Como ajudar?. Porto Alegre: Artmed, 1999.