Skip to main content

Blog


Quer dormir melhor? Veja algumas dicas:

Respeite o seu ritmo biológico individual, principalmente no que diz respeito ao trabalho: há pessoas que tem mais disposição pela manhã (período vespertino); e há pessoas que são mais dispostas ao trabalho à tarde (período matutino). Procure organizar as atividades para aquele período de maior disposição.

 

Pratique exercícios físicos regularmente, mesmo uma caminhada, pode ajudar a ter uma melhor noite de sono.

O uso de técnicas de relaxamento e ou meditação podem ajudar a diminuir e controlar a ansiedade e, consequentemente, o estresse. Sem tantas preocupações na mente e com o corpo mais relaxado o processo de sonolência é facilitado.

Manter uma dieta leve com pouca gordura e carboidratos- especialmente próximo a hora de dormir- é outra recomendação de especialistas para quem procura uma boa noite de sono.

A luz do ambiente pode afetar a ritmicidade biológica- ela altera a liberação de melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, que em geral, é liberado na primeira porção do sono noturno. Assim, quanto mais próximo da hora de dormir é indicado buscar ambientes com menos luz. Até a diminuição do brilho de aparelhos eletrônicos como o computador ou o celular podem ajudar o corpo a perceber que é hora de desacelerar e se preparar para dormir.

Leia também "POR QUE PROCURAR TERAPIA?"

Dormir em quartos silenciosos, escuros e com temperatura agradável também são recomendações feitas por especialistas do sono.

 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

 

Referência bibliográfica: Rosa RR et al. Intervention factors for promoting adjustment to nightwork and shiftwork. In: Shiftwork. AJ Scott (Ed.) Occupational Medicine 5(2), 391-416. 1990.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.