Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Vingança

Entrevista cedida para o Portal Vital 

O que leva as pessoas a procurarem vingança

Psicóloga: Eu costumo perceber basicamente dois motivos mais comuns: o sentimento de injustiça e o sentimento de superioridade de quem acredita que ninguém pode se sair melhor que ele.

Psicologo para tratar sentimento de vingançaComo nasce o sentimento de vingança?

Psicóloga: A vingança tem uma característica interessante, ela costuma se voltar contra pessoas e não contra outros elementos, por exemplo quando alguém sofre devido a um desastre na natureza, uma enchente por exemplo, dificilmente terá raiva da água, mas talvez das autoridades que não realizaram obras de contenção de enchentes.

A vingança costuma ter a finalidade de responsabilizar o outro pelo nosso sofrimento – o que pode ser verdadeiro ou não. E também a finalidade de ressarcimento, mesmo que seja ressarcimento emocional e não material – é neste sentido que as ações legais que solicitam valores exorbitantes se fundamentam, o dinheiro não deverá cobrir apenas os danos materiais, mas os danos “morais”.

A vingança tem um lado sadio, que é a necessidade de movimento, de ação quando alguém se percebe ameaçado , isto é o nosso lado mais primitivo, o instinto de sobrevivência. Este lado instintivo dá o alerta e nos mobiliza à reação. O lado ruim da vingança seria quando as pessoas desfrutam de uma boa dose de prazer na vingança, pois cada ato de vingança pode ser uma agressão que pode gerar mais reação nas pessoas atingidas direta ou indiretamente.

O sentimento de vingança pode fazer mal à saúde?

Psicóloga: Vingança é um sentimento que pode corroer a capacidade de raciocínio e levar a ações totalmente impensadas. Pode haver damos emocionais dependendo da intensidade e da forma como a pessoa leva este sentimento.

Vingança com efeito positivo?

Psicóloga: Acredito na vingança boa, principalmente quando tem o sentido de “a melhor vingança é viver bem” . Esta vingança é uma grande motivação para construir algo muito bom em sua vida. Nas olimpíadas ouvimos algumas reportagens de atletas que disseram que o que os impulsionou com toda força para conseguirem a medalha foram as pessoas que disseram que não seria possível.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Como se livrar do desejo de vingança

Psicóloga: Para cada pessoa haverá uma necessidade, talvez devido as suas características ou as características do que motiva esta vingança. Algumas opções que podem servir para algumas pessoas, podem ser:

- Reconstruir a imagem de quem o agrediu. Pode valer a pena entender como e porque esta pessoa fez o que fez. Muitas vezes quando percebemos a fragilidade no outro (quando de fato houver) nossa raiva diminue. Por exemplo, você pode morrer de raiva quando lhe pisam no pé dentro do ônibus, mas ao olhar para a pessoa e perceber que ela é deficiente física e tem muita dificuldade em se locomover dentro do ônibus a dor no dedão do pé se torna muito mais suportável.

- Praticar o perdão no sentido menos romântico e mais racional possível, ou seja, perdoar não é fazer de conta que nada aconteceu, nem desmerecer sua própria dor. - Aprender. Você pode identificar meios de não cair mais em armadilhas que levem a situações parecidas com as que te fez sofrer.

- Traçar planos de auto reconstrução. Pensar em formas de fazer coisas boas para si, mesmo que inicialmente não tenha correlação, por exemplo, se foi lesado no trabalho por alguém que lhe passou a perna você pode além de fazer cursos extras que melhorem seu currículo você também pode fazer ginástica ou um curso de dança, mesmo que num primeiro momento não pareça que tenha a ver com o tal colega desonesto do trabalho. 

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP