Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Tristeza

 

Há uma certa discussão quanto à importância da tristeza, já ouvi algumas pessoas defendendo que a tristeza pode ser usada como um certo “motor” à criatividade, que se não fosse pela tristeza grandes obras não viriam à luz. Tudo isso me faz pensar, será que devemos inibir as pessoas que desejam sair do estado de tristeza? Creio que o livre arbítrio deveria falar mais alto na maioria das vezes e deixarmos que cada um decida o quanto prefere vivenciar seus momentos tristes ou supera-los. Mas talvez o livre arbítrio possa ser prejudicado quando a tristeza fizer parte do quadro da depressão e impeça que, de alguma forma, a pessoa consiga ter ideias claras sobre as melhores decisões para seu tratamento. É possível que situações como esta os parentes e amigos colaborem conversando com esta pessoa e o ajude a procurar por um profissional que o ajude a identificar se encontra-se em um quadro patológico ou não.

Psicologo para tratar tristeza

Acredito na força da psicólogia para acompanhar as pessoas em ambos os casos. É comum que pessoas em estado de tristeza desejem entender melhor a si mesmos ou a situação na qual se encontram, gostariam de aprender mais sobrei si mesmos, identificar porque fica triste com certas coisas, que coisas o deixa triste e em que momento ocorre com mais frequência. Por outro lado também é comum que o psicólogo seja procurado para que ajude na superação deste sentimento pois, conforme a intensidade, a tristeza pode ser devastadora.

- Tristeza x depressão

A tristeza pode fazer parte do quadro da depressão, mas não podemos dizer que todo momento triste caracteriza o diagnóstico depressivo. É possível que a tristeza que surge na depressão não tenha correlação com fatos negativos ocorridos, ou seja, é possível que a pessoa se sinta triste sem haver situações que normalmente causam tristeza ou que a tristeza percebida seja de intensidade desproporcional ao fato ocorrido.

-Tipos de tristeza

Não credito que haja tipos diferentes. Dizer que sofrer um determinado tipo de infortúnio causa mais tristeza ou menos tristeza poderia desrespeitar a individualidade daquele que sofre. Para cada pessoa elementos diferentes terão pesos e valores diferentes. Julgar alguém por estar triste pelo motivo “x” ou por não estar triste quando “y” ocorre pode significar a falta de entendimento das vivencias internas de cada um.

-Tratamento para tristeza

Cada psicólogo poderá trabalhar este sentimento conforme perceber necessidade em seu paciente pois para pessoas diferentes, e momentos diferentes, pode haver abordagens diferentes. Por exemplo, para algumas pessoas poderia ser identificado pelo psicólogo como mais importante um tratamento para tristeza que analise se há algum ponto em comum nas situações onde fica triste, ou se há algum histórico de vida que explique os momentos atuais de tristeza. Algumas abordagens em psicologia podem focar o tratamento para tristeza na busca de novas cognições mais adaptadas, outros podem até prescrever exercícios para serem praticados durante a semana. Etc. Mas cada caso será sempre analisado pelo psicólogo que poderá identificar o método e caminho para o trabalho com seu paciente.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referencia Aaron T. Beck, A.Johh Rush, Briam F. Shaw, Gary Emery. Terapia Cognitiva da depressão. Artmed

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP