Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Transtornos de humor

 Entrevista cedida à Revista Corpo a corpo em 23/09/15 - Vanderlei Vieira repórter

Como a terapia cognitiva comportamental trabalha os transtornos de humor?

psicologo para tratar transtornos de humor

A TCC Terapia Cognitiva Comportamental é uma das abordagens da psicologia para atender as pessoas com transtornos de humor (depressão, distimia ou transtorno bipolar) além de outras necessidades.

Normalmente a escolha da abordagem é realizada pelo profissional, pois ele é que está preparado para identificar a necessidade de cada pessoa a ser atendida.

A terapia cognitiva comportamental trabalha no sentido de identificar os pensamentos disfuncionais, ajudar o paciente a reconhecer o quanto estes pensamentos estão colaborando negativamente com seu humor, ajudar a identificar novas formas mais realistas e adptadas de ver e lidar com as adversidades. É possível que, nesta abordagem, o psicólogo prescreva "lições de casa", ou seja alguma atividade que possa colaborar no incremento das técnicas aplicadas em consultório, estas atividades podem incluir algo a ser observado, anotado ou realizado.

O psicólogo pode também trabalhar na identificação da origem destes pensamentos disfuncionais analisando as crenças subjacentes que possam estar na base dos sentimentos atuais, assim como a identificação das situações vividas que possam ter marcado este paciente.

A depressão está sempre muito associada à tristeza, mas é correto afirmar que a doença se manifesta de diferentes formas? Tipo raiva e irritabilidade?

Sim, cada pessoa reage e apresenta sintomas de formas particular, por isso é que não aconselhamos o autodiagnóstico pois sintomas como raiva e irritabilidade podem ocorrer em outros quadros tanto como na depressão.

Por que a depressão afeta tanto a memória e a capacidade de concentração? Quais são os sintomas quando isso acontece e o que isso pode causar?

Quanto à falta de memória e concentração pode haver algumas hipóteses. Talvez seja possível que a depressão cause grande estresse a ponto de desviar capacidade cognitiva comprometendo a concentração e memória. Talvez a depressão favoreça a "ruminação", ou seja a persistência de pensamentos, podendo assim causar falta de concentração para os assuntos do dia a dia.

Dificuldades de concentração e memória podem prejudicar o andamento do dia a dia como por exemplos estudo e trabalho e, em alguns casos, dificuldades nos relacionamentos onde a outra pessoa se sente preterida por não não ser lembrada ou não receber a tenção que deseja. 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP