Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Terapia de casal

 

No inicio era tudo ótimo, mas agora as brigas não param, ou o que pode ser pior, nem há mais brigas, o silencio impera quando estão a sós, mas quando em grupo todos estão animados, sozinhos parece que “acabou o assunto”. Este silêncio pode ser sinal de que há muito conteúdo para ser trabalhado, mas talvez não haja animo nem expectativa de que uma conversa possa ajudar.

Em algumas situações de briga de casal dá para perceber lógica, por exemplo normalmente entendemos quando uma pessoa fique chateada com a outra quando esqueceu de um compromisso, chegou alcoolizado em casa, houve uma traição, etc. Mas tem brigas onde, nem mesmo os participantes, entendem “como isso começou?” . Talvez um pense “sei lá, acho que não gostou que eu comentei do caminho que ele fez”, “acho que ela se irritou quando eu disse que a outra blusa era mais bonita”. Neste ponto pode haver muita mágoa e insatisfação contaminando a rotina do dia a dia.

Psicologo para terapia de casalMomento certo para fazer terapia de casal

Cada casal terá sua necessidade. Para uns o momento surge quando percebe-se que a comunicação travou, quando um quer conversar o outro revira os olhos, quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema, outros já percebem esta necessidade quando o tom de voz está mais alto até mesmo para tratar de pequenos assuntos, outros percebem a necessidade de terapia de casal quando estão, a cada vez mais, participando de atividades onde o outro não comparece. Etc.

O homem resiste mais em fazer terapia de casal?

De forma geral, e não absoluta, percebo em meus atendimentos que algumas vezes os homens podem ter receio de que o terapeuta de casal irá dar palpites ou conselhos, como é possível que isso ele pode tenha tido com seus amigos e não adiantou nada, é possível que alguns confundam a terapia com apenas "uma conversa".

Muitas vezes a mulher explica que o terapeuta de casal irá ajudar a identificar onde está o problema e ajudar a tentar descobrir formas de superação dos conflitos.

Algumas vezes a mulher pode ter mais facilidade para introspecção e desejar mostrar ao homem as vantagens em ter um tempo dedicado ao relacionamento, onde não haverá telefones tocando, campainha chamando e crianças gritando, etc.

Terapia de casal “conserta” ou termina de vez o que está ruim?

Acredito no objetivo de chegar ao melhor para este casal, independente do desfecho.

A ideia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento. Creio que algumas vezes pode haver possibilidade de reconciliação saudável, com novos comprometimentos de cada um, e um renovado estado de animo para manter o relacionamento. Mas, outras vezes um relacionamento resiste apenas baseado numa crença de que os casamentos são indissolúveis, que cada uma das partes deve suportar qualquer comportamento inadequado do outro sem questionar a manutenção da relação, mesmo que isso aniquile todo o equilíbrio interno de uma ou mesmo das duas partes. Outras vezes uma das partes simplesmente não aceita o termino de algo, que já acabou há muito tempo, talvez por não se permitir algo diferente.

Terapia de casal não é terapia de grupo

Ao meu ver a função da terapia de casal é tratar a comunicação entre as partes, identificar o que contamina este relacionamento, encontrar novas ações e tentar fazer novos contratos. Não seria o lugar para cada um tratar de questões que não envolvem o relacionamento.

Uma briga com o chefe poderá ser tratada na terapia de casal se tiver relação com o a questão principal, ou seja o relacionamento. Será possível que algumas vezes o terapeuta de casal solicite para que as partes compareçam sozinhos. A finalidade poderá ser de facilitar a expressão de seus sentimentos de forma que este conteúdo enriqueça a próxima sessão com a dupla. Também é possível que quando uma das partes se recuse a comparecer a outra parte faça a terapia individualmente para que consiga recursos a serem aplicados em seu relacionamento ou compreenda a função deste relacionamento em sua vida.

Motivos mais frequentes para procurar terapia de casal

Traição sexual ou emocional.

Brigas em excesso.

Silencio em excesso.

Agressões, mesmo que disfarçadas com ironias.

Traição da confiança.

Sexualidade.

Desconfiança de traição.

Falta de comprometimento de uma das partes.

Machismo

Etc

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Terapia casalEntrevista cedida para Jornalista Juliana Falcão – MB Press

Terapia de Casal

- Em quais momentos uma terapia de casal é realmente necessária? Quais os motivos mais comuns que levam o casal a procurar ajuda?

Psicóloga: A terapia de casal se faz necessária quando a comunicação cessa ou se torna inviável.

Os gatilhos mais comuns são:

- Traição por uma das partes

 - Distanciamento por uma ou ambas as partes.

- Agressividade aparentemente sem motivo por uma ou ambas as partes.

- Fortes motivações para atividades que excluem o parceiro.

Perceba que chamei estes itens de gatilhos e não motivos, pois é muito claro que por trás de uma traição, ou priorizar o chop com os amigos em lugar de uma atividade com seu parceiro pode haver algo muito maior.

Uma opção seria a terapia cognitiva comportamental para casal.

- Geralmente qual parte do casal procura a terapia? O homem é realmente mais fechado nesse sentido?

Psicóloga: Normalmente a mulher procura mais a psicoterapia de casal. Os homens se mobilizam menos, podem até sofrer com a possibilidade de rompimento da relação mas podem não acreditar que haja algo para ser feito. Eles costumam acreditar que podem resolver tudo sozinhos ou que as coisas retomarão à normalidade por si só.

- Os casais acham que o terapeuta vai salvar o casamento. Qual o papel real desse profissional? Até que ponto ele pode interferir na relação a dois?

Psicóloga: O terapeuta pode salvar o casamento quando o objetivo do casal é salvar o casamento e há condições para isso. Muitas vezes o objetivo da terapia de casal é justamente perceber se há salvação, se há sentimentos suficientes e esforço de ambas as partes no sentido de renovar a relação.

O terapeuta de casal não sugere comportamentos, não dita o que cada parte deve fazer, mas trabalha como facilitador da comunicação.

Talvez não seria possível salvar um casamento que não há mais base para se sustentar. Muitas vezes uma parte do casal só comparece à terapia para obter ajuda do terapeuta para mostrar a outra pessoa que não há sentimentos suficientes para que continuem juntos. Muitas vezes há um relacionamento em paralelo que só não foi exposto por falta de coragem de uma parte deste casal, e esta parte usa a terapia para ter coragem de anunciar que já está em um novo relacionamento ao qual pretende se dedicar integralmente.

- A partir da ajuda do terapeuta, quais medidas o casal deve tomar para reatar a relação?

Psicóloga: Cada caso terá sua necessidade. Talvez comunicação e empatia seja importante para alguns. Saber entender o sentimento do outro, saber ler qual tipo de sentimento que o outro nutre por ele, e saber expressar qual sentimento nutre por seu parceiro.

- Como funciona a terapia de casal? De que forma o profissional investiga os problemas do casal? A conversa é a dois ou a três?

Psicóloga: Depende do terapeuta. É possível que inicialmente a parte que teve a iniciativa seja atendida 1º. Pode ser que eventualmente uma das partes compareça sozinho. Pode ser que em 100% das consultas com o terapeuta de casal as duas partes estejam sempre juntas.

Tópicos:

Terapia de casal funciona? Realmente ajuda? Vale a pena? Dá certo? Ótima pergunta para avaliarmos expectativas. O que pode ser entendido como dar certo? A manutenção do relacionamento ou a identificação do melhor caminho para este casal? Pergunta comum quando o relacionamento também está sendo questionado. Para responde-la teremos que responder também se vale a pena investir neste relacionamento, se vale a pena buscar novos caminhos e soluções. Para termos esta resposta seria interessante entendermos quais são suas expectativas, retomar a harmonia, conhecer a predisposição de cada um para colaborar nesta harmonia? Identificar as necessidades de cada uma das partes deste casal? Entre outras perguntas, esta é sim muito válida

Terapia de casal homo afetivo ou homossexual. As necessidades de entendimento para o casal independe da orientação sexual. Quando falamos de relacionamento as necessidades do casal ocorrem conforme as vivências são acumuladas e emoções precisam ser expressadas. Já se foi o tempo que casal era entendido apenas como homem e mulher, e por mais que alguns possam ter dificuldade em entender as necessidades e desejos dos casais homoafetivos elas são reais e tem a psicologia como ponto de acolhimento.

A melhor terapia de casal seria aquela que conduz para o bem estar do relacionamento, mesmo que este relacionamento necessite de ajustes. É possível que algumas vezes não consideremos que a psicoterapia tenha sido a melhor pois não houve a retomada do relacionamento. Mas será que não exite situações nas quais esta era a opção mais viável para o casal? Creio que a melhor terapia seja aquela que consegue identificar a necessidade de cada parte desta dupla.

Como é a terapia de casal? Normalmente uma vez por semana com os dois parceiros juntos, mas pode haver variações conforme a necessidade de cada caso. Existem abordagens na quais já tem pre programado o comparecimento separado, em outras estas sessões individuais serão combinadas conforme a necessidade. Quanto á frequencia também poderá alterações para quinzenais ou em mais de uma vez na semana. Temos que ter em mente que quando falamos de seres humanos não existe tabela que possa ser aplicada indiscriminadamente.

Terapia de casal Benefícios: Possibilidade de entendimento quanto ao que este relacionamento representa para cada um, quanto cada um está disposto a investir na relação, oportunidade para ter um facilitador na ajuda da expressão dos sentimentos e necessidades, identificar valores e prioridades, etc.

Terapia de casal junguiana. Psicólogo com aborgagem de Carl Jung. Horario de atendimento entre 7h00 e 22h00 conforme agenda do profissional. Agende aqui abordagem junguiana.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Terapia de casal onde fazer: Apresentamos nossas duas unidades sendo Unidade 1 Rua Bela Cintra, esquina com Av Paulista e Unidade 2 na Rua Frei Caneca Consolação próximo ao centro. Agende pelo formulário de contato telefone ou WhatsApp

Terapia para casal de namorados. O namoro é um momento de conhecimento tanto quanto o que se espera do outro como quanto ao que se pode oferecer. Vejo que cada vez mais os namorados desejam entendimento em seus relacionamentos e muitas vezes preferem o atendimento profissional do que tomarem decisões para toda um vida sem estarem bem certos de como esta relação está caminhando. Em outras situações os namorados já estão morando juntos, sendo um casal estável a algum tempo, e neste caso o sentimento pode estar muito mais afinado com um casal com casamento formal.

Terapia de casal quando fazer? Identificar este momento significa olhar para dentro do relacionamento e ver o que pode não estar mais funcionando, assim como avaliar a necessidade de uma terceira pessoa que tenha tenha uma visão mais clara do que poderia ser uma melhor forma de conduzir as conversas e quem sabe até ser a pessoa que ajuda a entender qual material se colocar na mesa.

Quanto custa a terapia de casal? Nossos preços estão publicados na página Valores. Lá você pode encontrar o preço de cada psicólogo e serviço prestado em psicoterapia e avaliações psicológicas.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP