Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Psicanálise

Psicanálise e psicologia

A Psicanálise faz parte dos estudos e aplicações da psicologia, se refere a uma teoria especifica – teoria esta que está constantemente sendo reavaliada e aprimorada pelos teóricos da atualidade. Esta nova teoria levou a sério temas que eram pouco considerados na cultura da época como a sexualidade e a existência do inconsciente. Aliás, eu acredito que este seja o grande mérito da psicanálise: reconhecer que muito de nossos comportamentos e sentimentos tem origem em experiências de vida anteriores que não são identificadas conscientemente, mas deixaram marcas profundas.

A psicanálise, diferentemente de outras linhas da psicologia, é menos dirigida, ou seja, o paciente é quem determina o tema da sessão, ficando a cargo do psicanalista analisar, identificar e apontar pontos importantes através de perguntas que orientarão o paciente ao seu próprio conhecimento.

Psicanalise

Freud – pai da psicanálise

Sigmund Freud ganhou a fama, mas a psicanálise originou-se com outros profissionais como o médico e fisiologista Josef Breuer e Charcot. Não devemos tirar o mérito de Freud, também médico, pois devemos à ele o aperfeiçoamento e a divulgação da técnica psicanalítica.

Freud teve uma série de seguidores que continuaram seus estudos em campos específicos, e a este grupo de estudiosos devemos toda a riqueza das linhas terapêuticas psicanalíticas.

Psicanalista é médico?

Não necessariamente. Um médico, um psicólogo ou outra pessoa da área da saúde pode especializar-se em psicanálise. Mesmo que a psicanálise tenha sido desenvolvida por médicos (Breuer e Freud) ela corresponde ao entendimento da “alma”, dos pensamentos e dos sentimentos. Não se refere ao funcionamento orgânico, mas ao funcionamento mental. Esta foi a grande sacada de Freud, perceber que muito do sofrimento humano, e até mesmo com repercussões físicas com sintomas orgânicos, são de origem psicológica e por isso o caminho para cura é via análise do funcionamento mental. Daí o termo “psicanálise” – análise da psique.

Por isso que mesmo que a psicanálise tenha sido iniciada por médicos, os psicólogos tem uma formação mais ampla no que se refere aos comportamentos e sentimentos e tem um repertório maior de informações para compreensão do ser humano.

Tem que deitar no divã?

O divã é um ícone da técnica psicanalítica. Freud usava, muitos outros também, mas hoje em dia nem todos os adotam. Há pontos de vista divergentes, mas todos válidos.

Os que são a favor do divã declaram que ao deitar o paciente de forma confortável e em posição onde o campo de visão não permita ver o psicanalista facilita a expressão dos pensamentos pois não há a contaminação das expressões do rosto do psicanalista deixando-o assim mais à vontade e em contato apenas com seus conteúdos internos.

Os que defendem a posição frente a frente com o psicanalista argumentam que o contato humano é o mais importante pois favorece ao psicanalista observar e entender toda a comunicação não verbal de seu paciente.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Freud explica!

Esta frase ficou famosa. Ela nos remete a uma sensação de que para tudo no mundo há um por que. Tudo é efeito de uma causa, é só procurar, e ao analisar identificaremos porque fazemos o que fazemos e sentimos o que sentimos.

Pode ser verdade? Para tudo há uma explicação? Muito desta explicação pode ser encontrada ao analisar profundamente nossas vivências e o que cada evento significou para nós. Este caminho pode ser difícil de se trilhar sozinho. Este caminho você pode percorrer tendo um “técnico” que irá lhe acompanhar no processo de autoconhecimento e auto superação. Este técnico é o psicanalista. 

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP