Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

  • Início
  • Terapia Cognitiva - o que é

O que é Terapia Cognitiva

 

Através de pesquisas (Aaron T. Beck – 1961, 1963 e Beck - 1976,1979) houve a constatação de que as experiências pessoais nos levam a formar pressupostos sobre nós mesmos e sobre o mundo. Tais pressupostos compõem nosso sistema de crenças que determinam o sentido que damos às ocorrências de nossa vida atual. Formam-se então os chamados pensamentos automáticos, que invadem a mente da pessoa, em geral associados à emoções desagradáveis. Estes pensamentos interferem nas interpretações de experiências atuais, previsões sobre eventos futuros, ou lembranças de fatos passados.

A Terapia Cognitiva tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação.

Os procedimentos aplicados visam a identificação de pensamentos distorcidos (cognições) e a correção dos mesmos com o objetivo de mudar as crenças prejudiciais ou dos esquemas que se encontram como “pano de fundo” a essas cognições, e encontrar alternativas que mudarão seus sentimentos e emoções.

Alguns pontos básicos da Terapia Cognitiva

  • Os pensamentos influenciam as emoções e o comportamento dos indivíduos, bem como suas respostas fisiológicas.
  • Os pensamentos são influenciados pelas crenças dos indivíduos.
  • Diante de determinadas situações as crenças ativam pensamentos automáticos, que, por sua vez, provocam respostas emocionais, fisiológicas e de conduta.
  • Os pensamentos automáticos, quando negativos ou catastróficos, provocam respostas emocionais, fisiológicas e comportamentos desadaptados.
  • A correção dos pensamentos automáticos e das crenças disfuncionais provoca mudanças nas emoções e no comportamento.

Terapia cognitiva

Tópicos

Terapia cognitiva: Ansiedade generalizada

Transtornos de ansiedade são tratados por esta abordagem de forma bastante prática e focada, ou seja, é possível estabelecer como meta terapeuta a superação da ansiedade generalizada. O psicólogo poderá trabalhar a identificação da origem, ou seja entender o porque, de onde surgiu este quadro em sua dinâmica de vida, mas também trabalhará com técnicas que tenderão à aquisição de novas atitudes menos ansiosas.

Terapia cognitiva infantil

O atendimento a crianças também pode ser feito utilizando esta abordagem, Nesta equipe vários psicólogos a utilizam e percebem que para alguns casos o resultado pode ser bem satisfatório, por exemplo em casos de medos (do escuro, de falar diante de outras pessoas, de enfrentar os amiguinhos, etc).

Terapia cognitiva: Ansiedade

Vários transtornos de ansiedade podem ter bons resultados com a terapia cognitiva, por exemplo, síndrome do pânico, TOC, compulsões, transtornos alimentares, etc. Esta abordagem apresenta protocolos de trabalho específicos para vários quadros onde um lista de passos, ou metas terapêuticas podem ser avançadas pouco a pouco, mas sempre com o acompanhamento do psicólogo que irá avaliando cada passo conforme as características de cada paciente e seu momento emocional atual.

Terapia cognitiva: Medo de dirigir

Este medo pode estar relacionado tanto a vivencias traumáticas anteriores, onde por exemplo um acidente tenha sido presenciado, ou em situações mais subjetivas o medo se refere a qualquer possibilidade de ser o condutor ou protagonista da situações. Algumas pessoas podem apresentar medo da possibilidade de ferir outras pessoas associando assim ao fato de dirigir como um risco a ser evitado. Enfim, as possibilidades para o surgimento do medo de dirigir são inúmeras, mas o importante é não limitar nossa vida e tentar sempre a superação.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Terapia cognitiva: Hipocondria

A hipocondria se caracteriza pela necessidade de consumir medicamentos considerados como necessários mesmo que uma avaliação objetiva não indique a necessidade. Na verdade a ansiedade envolvida na hipocondria pode fazer com que a pessoa acredite, e até elabore argumentos que aparentam ter lógica, para justificar o uso indiscriminado de medicamentos. Talvez para alguns haja a necessidade em receber cuidados, para outros haja um medo de doenças e morte, e até mesmo pode fazer parte de um quadro mais amplo onde a atenção recebida, juntamente com os medicamentos sejam buscadas como aplacadores de angustias internas.

Terapia cognitiva Transtorno Bipolar

Abordagem para o transtorno afetivo bipolar - este quadro depressivo caracterizado por fases típicas onde o humor oscila de tempos em tempos também pode ser acompanhado pela terapia cognitiva. Uma das possibilidades seria a orientação a este paciente para que vá, aos poucos, se conhecendo de modo a conseguir identificar a mudança de humor para que as fases de mania não sejam confundidas, por si mesmo nem pelos amigos e parentes próximos, como uma "melhora" de humor , pois a aparente disposição para sair de casa, por exemplo, pode ser o inicio de comportamentos exagerados e disfuncionais.

Terapia cognitiva: Medo

Fobias, pânico e medos podem acometer pessoas de qualquer idade. Muitas vezes não entendemos o que se passa conosco ou com uma pessoa próxima que passa a se esquivar de lugares ou situações que aparentemente não oferecem risco justificado como por exemplo animais inofensivos, elevadores, automóvel, pontes, falar com determinada pessoa, etc.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP