Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Namoro na internet

Entrevista cedida para Uninove

Psicologo para tratar namoro pela internet

Namoro na internet

As pessoas estão aderindo cada vez mais a sites de relacionamento e namoro na internet

Psicólogo: Sempre foi difícil para algumas pessoas encontrar a “cara metade”. Já houve – e até hoje ainda existe – culturas onde a família procura e escolhe um marido ou esposa para seus filhos.

A internet veio para facilitar pois não existe nada mais pratico do que conhecer alguém sem levantar do sofá, ainda mais quando as novas tecnologias permitem que as informações venham cada vez mais completas, podemos saber como a pessoa é fisicamente, ouvir sua voz, e saber suas ideias antes mesmo de tê-la a nossa frente.

Sem falar que pela internet aumenta muito o numero de pessoas possíveis de se conhecer, pessoas que não frequentam os mesmo lugares ou que não tem amigos em comum seriam totalmente impossibilitadas de se conhecerem, mas com a internet não há limites.

Sites de relacionamentos abrem as portas para pessoas de qualquer idade. Pessoas que poderiam ficar inibidas talvez por estarem solteiros a pouco tempo depois de longos relacionamentos, podem ficar mais confortáveis na internet devido a possibilidade de “aproximações sucessivas” , ou seja, não é necessário ir puxando conversa e ficando cara a cara com uma pessoa nova, é possível contatos mais brandos com mensagens rápidas e por curtos períodos, até que a pessoa se sinta mais confortável em conversar abertamente com alguém que nunca tinha visto.

Pessoas tímidas e introvertidas também tem chances de ir pouco a pouco avançando em interações sociais de forma a sentirem coragem de falarem mais de si mesmas.

Estas pessoas que tem mais dificuldade em habilidades sociais pode contar também com o psicólogo para receber apoio durante sua entrada na internet.

Principais queixas em consultório sobe relacionamentos amorosos

Psicólogo: o 1º grande problema que costumo receber é o de encontrar alguém com quem compartilhar a vida. O 2º grande problema seria encontrar alguém que combine com seu jeito de ser, expectativas, valores, personalidade, caráter, etc. O 3º grande problema seria decidir quais “defeitos” do outro seriam aceitáveis para manter o relacionamento. O 4º seria entender que não é possível entrar num relacionamento acreditando que poderá mudar o outro em certas características até se tornar uma pessoa aceitável para ele.

Está mais fácil para namorar do que antes da internet

Psicólogo: Vamos considerar que mesmo que uma grande parcela da população esteja conectada a internet ainda não temos 100% da população, mas para os que usam a internet eu diria que está mais fácil ter vida social – o namoro ou casamento pode ser consequência desta vida social que abre oportunidades de conhecer várias pessoas e dentro deste grupo identificar alguém bacana. Mas ainda há toda a parte, que a internet não faz por ninguém.

Principais riscos que a pessoa corre nesses sites

Psicólogo: A mentira pode ser um grande risco. A internet facilita que se passe informações totalmente falsas e as pessoas correm o risco de se relacionarem com alguém com objetivos totalmente diferentes do seu. A maldade e a má fé tem mais facilidade de ser ocultada quando há o filtro de uma máquina. É preciso seguir normas de segurança e não entregar informações pessoais desnecessárias antes que saiba quem realmente está do outro lado.

Há também os riscos de decepção ao encontrar pessoalmente aquele que conheceu na internet pois mesmo que ele não tenha intenção de mentir ele pode ter passado informações que acredita serem suas características mas não são, pois nem todos tem uma auto imagem fiel à realidade. Por mais que uma pessoa se abra diante de um computador, ela pode estar falando sobre o que gostaria de ser, ou o que percebe que o outro gostaria de ouvir, assim enviar uma imagem muito diferente da real.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Mentiras internetEntrevista cedida para o Bolsa de Mulher

Mentiras na internet

O que leva uma pessoa a mentir na internet

Há muitas possibilidades, desde apenas uma diversão de alguém que quer experimentar novidades até pessoas com graves problemas emocionais e comportamentais. Desde pessoas ingênuas sem maldade alguma até aqueles que querem deliberadamente ferir outros. Muitas vezes a pessoa mente por não estar contente com sua realidade e sente que consegue viver a fantasia de ser outra pessoa mentindo na internet, muitas vezes a própria realidade é difícil de aceitar, etc.

Existe algum tratamento ou terapia para isso?

Consideramos patologia, e consequentemente passível de terapia, apenas se este comportamento for algo no qual pessoa se sinta compelida a fazer, não consiga controle por mais que tente e cause prejuízos de alguma ordem a si mesmo ou aos outros. Pessoas que mentem na internet por escolha, ou seja, estão cientes do que estão fazendo e deliberadamente escolhem enganar outras pessoas podem não se enquadrar em casos clínicos e passiveis de tratamento. Pessoas com índole maldosa não seriam, necessariamente, comprometidas psicológica ou emocionalmente. Caso a própria pessoa que está mentindo perceba que precisa mudar , ela pode procurar ajuda psicológica, relatar o que ocorre com ela e iniciar o processo de mudança. Outras vezes quem pode precisar de ajuda são as vitimas dos mentirosos, pois pode ser um trauma perceber-se enganada depois de um tempo alimentando fantasia de estar se comunicando com alguém tão diferente do que se mostrou na realidade.

Como identificar a farsa

Não há detectores de mentiras principalmente quando não se está frente à frente. Talvez por isso mesmo é que na internet acaba sendo onde ocorre mentiras. Quando se está frente à frente poderia ser possível, em alguns casos, identificar comportamentos que denunciem a mentira, como excesso de movimentos ou comportamentos fora dos padrões. Há quem consiga ser um bom ator, e ainda há assuntos e situações onde nem seria necessário treino em atuação para dizer coisas nada verdadeiras.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP