Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Medo de dirigir

 

Ocorrem crises de ansiedade acompanhadas de uma série de pensamentos catastróficos relacionados ao que poderia acontecer. A ansiedade produz elevado impacto emocional negativo que remete a desqualificação sobre a própria capacidade, gerando crenças negativas relacionadas com inferioridade e insegurança.

Em alguns casos de medo de dirigir a pessoa até consegue conduzir um veículo, porém em pequenas regiões onde se sente relativamente segura (ex. próximo de casa, ou bairro onde vive, locais desertos).

Muitas pessoas se privam de fazer o que gostam ou precisam fazer devido ao medo de dirigir. Pois o medo de errar e receber críticas pode afetar a autoestima do condutor.

A pessoa acometida pelo medo de dirigir percebe o trânsito como uma ameaça causando aumento dos níveis de ansiedade e estresse.

Psicologo tratar medo de dirigir

Causas do medo de dirigir

Dentre as causas relacionadas ao medo de dirigir encontramos:

Acidentes anteriores com o condutor ou pessoas conhecidas

Falta de experiência

Medo de machucar alguém

Medo de errar e receber críticas

Sensação de falta de controle

Medo de sofrer um ataque de pânico

Sintomas do medo de dirigir

Alguns sintomas experimentados no medo de dirigir são:

Ansiedade, nervosismo e insegurança

Aceleração dos batimentos cardíacos

Tremores

Aumento da transpiração

Sentimento de apreensão

Tratamento para o medo de dirigir em psicoterapia

O trabalho em psicoterapia com foco nos aspectos emocionais envolvidos no medo pode contribuir para a redução da ansiedade, favorecendo o resgate da autoconfiança.

O trabalho feito com a técnica de EMDR pode oferecer alívio,pois o foco em experiências que envolvem sobrecarga emocional serão dessensibilizados e reprocessados pelo cérebro.

No caso de intervenção a partir do EMDR são utilizadas as memórias de situações que causam ansiedade em conjunto com as sensações físicas (como falta de ar, tontura, taquicardia, sudorese,tensão muscular, etc.) e outros aspectos (medo de morrer ou causar um acidente, sensação de ameaça, sensação de perigo, sentimento de incapacidade, desconforto) associados ao momento perturbador e ressignificação dos eventos para o enfrentamento da situação que causa sofrimento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referências:

BARP, Maristela; MAHL, Alvaro Cielo. Amaxofobia: Um estudo sobre o medo de dirigir. Unoesc & Ciência, Joaçaba, v. 4, n. 1, p.39-48, 02 jan. 2013. Croitoru,Tal-A Revolução EMDR:mude sua vida uma lembrança de cada vez GRAND, David. Cura Emocional em Velicidade Máxima. Brasília: Nova Temática, 2007. 252 f.

Sonia Regina Santos Barbosa da Silva

Psicóloga-CRP 06-96529

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP