Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Iniciar relacionamento

Entrevista cedida para o O Correio do Povo - SC

Iniciar relacionamento

É aconselhável fazer aquela promessa de “no ano que vem” quero começar a namorar e/ou casar?

Não se trata de nenhum solução magica mas considero positivo toda forma de elaborar planos e se motivar com alguma data para melhorar algo em sua vida. Quando se refere à relacionamentos devemos estar atento que este é um assunto onde duas pessoas estão envolvidas e qualquer acontecimento sempre dependerá dos dois. Eu digo isso para que ninguém se sinta um fracasso caso seus planos não se concretizem como também para que não deixem só para o ano que vem o que pode começar a ser realizado agora.

Mas queria ressaltar um ponto, costumamos fazer promessas de ano novo para metas difíceis, e creio que não devemos colocar a meta de novos relacionamentos como algo na beira do impossível, pois se fizermos isso a própria pessoa poderá se boicotar construindo dificuldades.

Psicologo para iniciar relacionamento

O que levar em conta ao procurar um relacionamento afetivo

Deve considerar que esta busca deve ter em vista tanto sua própria felicidade como a felicidade de outra pessoa. Relacionamentos são feitos de trocas e não considero proveitoso colocar nossa felicidade inteiramente nas mãos de outra pessoa.

E se ela está interessada em alguém comprometido? Desiste? Investe? Espera?

Ela deveria pensar o que responderia a alguém que estivesse interessada em seu próprio marido. Diria para esperar, investir ou desistir? Ou você pediria que esta pessoa respeitasse o seu relacionamento e não contribuísse em algum, possível, momento ruim? Creio que deve ser a mesma resposta quando tratamos do marido de outra pessoa.

Início de namoro: o que é importante fazer

Muitas coisas, mas talvez eu possa destacar: Conhecer a outra pessoa. Todo inicio é maravilhoso e precisamos desfrutar disto para mantermos lembranças dignas para o resto da vida, mas não devemos nos deixar levar por ilusões e comportamentos impulsivos, devemos deixar este inicio realmente acontecer sem pular etapas.

Idade certa para começar a namorar

Não existe uma tabela com idades pre estabelecidas, mesmo porque estas idades mudam conforme a cultura do lugar e da época. A família deve observar o amadurecimento psicológico para orientar este jovem e permitir o namoro. Quanto ao casamento, atualmente não costuma ter tanto envolvimento da família nesta decisão, com exceção dos muito jovens que dependem financeiramente de suas famílias.

Qual seria o momento é para um relacionamento oficial, como um casamento

Quando as duas partes se percebem maduras o suficiente para abraçar responsabilidades e projetos a longo prazo já se inicia o amadurecimento para o casamento.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O que é um relacionamento afetivo saudável

Duas pessoas que se amam, se respeitam, que desejam o melhor para o outro e lutam para crescimento dos dois como uma família que se formou desta união.

Existe como não sofrer em um relacionamento?

Não sei se feliz ou infelizmente, mas a resposta seria: talvez não. Sofrimento faz parte do ser humano, em maior ou menor parte, por assuntos relevantes ou por temas que podem ser considerados “bogagens” para os outros, creio que todas as pessoas estão arriscadas a sofrer em um relacionamento. Faz parte da vida, faz parte do processo de estar no mundo em contato com outras pessoas que terão valores, personalidades, objetivos que podem em algum momento distanciar-se do objetivo do outro.

O que dizer àquela pessoa que tenta, tenta, pede, pede e não acha um namorado

Ter um namorado ou marido não é obrigação. É algo que pode acontecer de forma espontânea ou receber uma “mãozinha do destino”, ou seja, esta pessoa pode pedir para ser apresentada à amigos de amigos, ela pode frequentar mais situações sociais, pode entrar em sites de relacionamentos, pode fazer curso de degustação de vinho com mais intenção de conhecer pessoas do que vinhos. Tudo vale se for feito de forma leve, sem angustias. Caso não consiga é sempre possível procurar um psicólogo para analisar a possibilidade de algo a nível emocional ou comportamental estar bloqueando novos relacionamentos.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP